Caminhada marca início da Semana de Parkinson

03/04/2009

Autor: Bruno Sgambato

Uma caminhada a partir das 9h deste sábado, dia 4 de abril, no Taquaral, marca o início da "Semana Municipal de Parkinson”, organizada pela Secretaria Municipal de Saúde, em parceria com a Boehringer Ingelheim. A concentração será na entrada principal do parque. Um grupo de parkinsonianos participa da caminhada.

As atividades prosseguem até o dia 11 de abril - Dia Internacional da Doença de Parkinson­ - , e incluem palestras e exercícios físicos para as pessoas que sofrem do mal. A abertura oficial será na segunda-feira, dia 6 de abril, às 14h, na Sociedade de Medicina e Cirurgia de Campinas, na rua Delfino Cintra, 63, no Centro.

Membros da Associação Campinas Parkinson participarão da abertura. Serão realizadas, ainda, três palestras sobre “Neurologia no Parkinson”, “Benefícios da Drenagem Linfática na Doença de Parkinson” e “Benefícios da Acupuntura na Doença de Parkinson”.

Na quarta-feira, dia 8, às 9h, também na Sociedade de Medicina e Cirurgia de Campinas, ocorrem outras três palestras: “Atualidades da Cirurgia na Doença de Parkinson”, “Voz no Parkinson” e “O Papel do Cuidador na Doença de Parkinson”.

No sábado, dia 11 de abril, às 7h, dois ônibus saem da Prefeitura Municipal de Campinas com destino ao Parque do Ibirapuera, em São Paulo, para um final de semana cultural que englobará diversas atividades para que os portadores da Associação Brasil Parkinson possam mostrar e divulgar seus trabalhos, além de disponibilizar médicos da ABN para tirar dúvidas de pacientes e cuidadores.

Orientação

Três cartilhas com orientações sobre a doença, e sobre como conviver com ela, foram preparadas para serem distribuídas em alguns locais durante a semana. As cartilhas orientam sobre os tipos de exercícios para os parkinsonianos, alimentação adequada e fala deglutição.

No Brasil, todos os anos, as associações de Parkinson promovem eventos regionais com o objetivo de informar a população sobre a doença e destacar a importância do diagnóstico precoce, formas de tratamento e direito dos portadores.

De acordo com a médica geriatra e coordenadora da saúde do adulto e idoso da Secretaria de Saúde, Jane Emídio Dias, a semana é importante para as pessoas possam entender a doença. “Os pacientes têm que saber conviver com o Mal de Parkinson, e os cuidadores, como auxiliar essas pessoas”, diz a médica. “Os que sofrem dessa doença acabam se excluindo da sociedade e isso não é correto. A doença não é um fator limitante, essas pessoas podem e devem viver como pessoas normais”, explica.

Parkinson

A doença pode se manifestar em homens e mulheres comprometendo a postura e afetando os músculos. Segundo Jane, a doença afeta, principalmente, pessoas com mais de 50 anos, podendo se manifestar antes disso. “Temos relato de uma pessoa residente em Campinas que, com apenas 28 anos já sofre desse mal”, informa.

Perceber que está com Parkinson logo de início é algo bem difícil. O sintoma mais clássico é o tremor das mãos. O diagnóstico é possível através de um acompanhamento médico, preferencialmente um neurologista. Entretanto, para um tratamento mais eficaz a médica geriatra aconselha a participação de outros profissionais. “Um neurologista é fundamental, mas o acompanhamento de um fisioterapeuta, fonoaudiólogo, terapeuta ocupacional e um educador físico ajudam bastante no tratamento”, afirma.

Serviço:

(19) 32581956 Associação Campinas Parkinson