Mário Gatti realiza simpósio sobre câncer de boca

06/04/2009

Autor: Laura Gonçalves

Princípio e conceitos do SUS (Sistema Único de Saúde), Programa Brasil Sorridente e Projeto OncoRede e Paim – Boca, foram discutidos na manha desta segunda-feira, dia 6 de abril, durante o 1º Simpósio de Câncer de Boca da Região de Campinas – DRS 7.

O evento, que será realizado até as 18h, no auditório da Associação de Cirurgiões Dentistas de Campinas, é uma iniciativa do Programa de Atenção Integral e Multiprofissional a Pacientes com Câncer de Boca (Paim – Boca), do Hospital Municipal Dr. Mário Gatti (HMMG), e tem como foco a gestão do cuidado.

Durante a abertura, o coordenador Nacional de Saúde Bucal, Gilberto Alfredo Pucca Júnior, enfatizou a importância da parceria do HMMG com o Ministério da Saúde no desenvolvimento de um modelo de trabalho conjunto. "Temos que integrar a saúde bucal com o Sistema Único de Saúde", falou.

Para o diretor Técnico do Mário Gatti, Walmir Cândido de Oliveira, a capacitação profissional garante um trabalho de qualidade que permite atendimento digno ao paciente SUS. "Além disso, o trabalho que o Ministério da Saúde está realizando, irá aumentar a pesquisa ativa de câncer de boca, e isso só trará benefícios para os tratamentos", frisou.

O Simpósio abre as atividades de educação permanente do Paim-Boca. "Queremos formar uma equipe de gestão da rede local, com profissionais que atuam no atendimento a pacientes. Nosso objetivo é aprimorar ações voltadas à prevenção, diagnóstico e tratamento do câncer de boca", explica o Coordenador do Programa, Eder Magno Ferreira de Oliveira.

Para a fisioterapeuta do HMMG, Caroline Sommerfeld, o simpósio visa fortalecer a atuação dos profissionais da área na prevenção e educação. "Vamos capacitar as pessoas para a realização de um trabalho conjunto", disse.

Confira a programação das palestras:

9h – Princípio e conceitos do SUS

10h – Programa Brasil Sorridente

11h – Projeto OncoRede e Paim – Boca

14h – Redes de Cuidados: conceitos e utilização das redes para gestão do cuidado

16h – Formação de equipes de gestão do cuidado a pacientes com câncer de boca

Volta ao índice de notícias