Estudantes da Unip concluem estágio na lavanderia

06/04/2009

Autor: Laura Gonçalves

Onze alunos do 7º semestre de Enfermagem da Unip concluíram estágio na lavanderia do Hospital Municipal Dr. Mário Gatti (HMMG), local que recebe 1.650 quilos de roupa diariamente. O objetivo foi conhecer a área de apoio e saber como a lavanderia interfere no andamento da enfermagem e vice-versa.

Para a conclusão do estágio, os alunos apresentaram um estudo sobre a área seca, a área molhada e a sala de reparo e costura, onde abordaram propostas, sugestões e providências para melhorias no serviço. “É muito importante que os estudantes saiam da assistência e conheçam áreas que são essenciais para o funcionamento de um hospital e esta foi nossa propostas”, ressaltou a professora Monica Ricarte.

Para a aluna Kelly Quinhaneiro, a experiência foi única. “Não sabia o quão importante é a lavanderia dentro do hospital. Aqui é uma continuidade do processo de atendimento do paciente”, falou. “Conhecer como interage um serviço de apoio foi muito enriquecedor”, completou a estudante Raíssa Mansur.

De acordo com o gerente da lavanderia, Rogério Ferreira de Carvalho, a experiência foi muito boa, tanto para os alunos quanto para os funcionários. “É importante que os enfermeiros saibam do impacto que a lavanderia tem no dia a dia do hospital. Temos que nos preocupar para não haver atrasos e saber a quantidade certa das roupas. E eles devem ficar atentos com o estado da roupa e com materiais perfurocortantes”, exemplificou.

A integração entre estudante e funcionários da lavanderia também marcou o estágio. “Foi excelente. Se todos os enfermeiros tivessem esse tipo de comunicação, o trabalho seria muito mais proveitoso para ambos os lados”, ressaltou a agente de saúde, Fátima Conceição de Oliveira. “Os alunos estavam bastante curiosos e isso foi gratificante”, finalizou a agente de higiene hospitalar, Marina Alves.