Simulado celebra Dia Mundial da Saúde

07/04/2009

Autor: Maria do Carmo Pagani

"Quando acontecem os desastres, os hospitais seguros salvam vidas". É com este lema que o Dia Mundial da Saúde é celebrado nesta terça-feira, dia 7 de abril. Hospital seguro, define a Organização Mundial da Saúde, "envolve todo e qualquer estabelecimento de saúde, independentemente do seu porte e localização".

Em Campinas, um simulado de acidente será realizado às 12 horas, no Largo do Rosário, no Centro, com a participação da Defesa Civil, Corpo de Bombeiros, Guarda Municipal e do Samu (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência). Neste simulado será prestado atendimento a seis vítimas que serão socorridas, estabilizadas e encaminhadas aos hospitais.

O Posto Médico Avançado, viatura operada pelo Samu, preparada para o atendimento "in loco" de vítimas e para o armazenamento de equipamentos será disponibilizada para o simulado, que envolverá cerca de 25 pessoas. A viatura possui lonas laterais, cem kits catástrofes, gerador de energia para iluminação e conexão para internet. Sua utilização não é para o transporte de vítimas e sim para o atendimento imediato.

Segundo José Roberto Hansen, coordenador do SAMU, durante o simulado os profissionais vão expor equipamentos, formas de trabalho e explicar o atendimento.

Campinas, metrópole com população superior a um milhão de habitantes e localizada ao redor de rodovias de fluxo intenso e importância econômica ímpar, dispõe de unidades de atendimento médico "seguras" e preparadas para diferenciadas situações, sejam elas epidemias ou acidentes. São referências no Município o Hospital Municipal Dr. Mário Gatti, o Hospital e Maternidade Celso Pierro, da PUC-Campinas, o Hospital de Clínicas da Unicamp, o Hospital e Pronto Atendimento Ouro Verde, além dos pronto atendimentos Anchieta, Campo Grande e São José.