Secretaria de Saúde apresenta balanço do primeiro trimestre deste ano

07/04/2009

Autor: Cláudia Xavier

A Prefeitura de Campinas, por intermédio das ações da Secretaria de Saúde em conjunto com outras secretarias, conseguiu reduzir em mais de 35% os casos de dengue este ano. Foram registrados 77 casos da doença em 2009, contra 120 casos no mesmo período do ano passado. O anúncio foi feito pelo secretário municipal de Saúde, José Francisco Kerr Saraiva, na tarde desta segunda-feira, 6 de abril, durante divulgação do balanço do desempenho da pasta neste primeiro trimestre de 2009.

Saraiva discorreu ainda sobre a implantação do Cartão Saúde Cidadão; a entrega, ainda este ano, de cinco novas unidades básicas de saúde; das construções dos Pronto Socorros Suleste e Metropolitano, da conclusão de mais uma Farmácia Popular e de mais um Centro de Atenção Psicossocial (Caps).

O secretário também falou do serviço de Call Center para agendamento de consultas e exames; do projeto de realização de concursos para médicos periodicamente e da parceria de cooperação técnica com o Hospital Israelita Albert Einstein, de São Paulo.

Dengue

Graças a um trabalho persistente de informação da população e de eliminação de criadouros, os casos de dengue caíram em Campinas em plena época propícia à “explosão” do número de casos. De janeiro até março deste ano foram registrados 77 casos de dengue sendo que, no mesmo período do ano passado, foram 120 casos, índice 35% superior a 2009. Em 2007, Campinas viveu uma epidemia da doença, quando foram registrados cerca de 2,9 mil casos no ano.

“Não são ações simples, são atividades realizadas em conjunto com outras secretarias que, com o apoio da imprensa, trouxe esses resultados que nos faz, hoje, referência no combate ao mosquito transmissor”, explicou Saraiva.

Municípios de estados brasileiros como Bahia, Rio de Janeiro, Espírito Santo e Acre vivem, no momento, epidemias de dengue.

Centros de Saúde

Cinco novos Centros de Saúde devem ser entregues à população até o final do ano, segundo o secretário. Entre aqueles que devem estar prontos até o final deste semestre estão o do Jardim Rosália e Faria Lima. As outras obras, que já foram licitadas, ficam na região do Jardim Itatinga, Parque Oziel e bairro São Bernado.

O secretário anunciou ainda a construção de mais cinco unidades básicas no próximo ano, além das construções dos Pronto Socorros Suleste e Metropolitano. Este último está orçado em R$ 6 milhões e será construído com recursos do governo federal. Segundo Saraiva, o Ministério da Saúde já aprovou o projeto e empenhou a verba para a construção.

Recursos humanos

Outro tema abordado pelo secretário foi a questão dos concursos públicos para médicos. Além do concurso em andamento, com 295 vagas para diversas especialidades, a Secretaria pretende realizar essas seleções periodicamente. “Assim que o prazo de um concurso expirar, realizaremos outro em seguida para que não fiquem vagas em aberto”, disse.

“A rotatividade do profissional médico é alta em regiões metropolitanas, isso não impressiona, é normal. Nós temos é que prever essa rotatividade e nos armar de recursos que minimizem o problema”, afirmou o secretário.

Na ocasião, Saraiva anunciou também que até o próximo mês de maio, os usuários da rede municipal de Saúde de Campinas começam a receber o Cartão Saúde Cidadão – um cartão com código de barras que permitirá à unidade de atendimento obter, em poucos minutos, na tela do computador, todo o histórico do paciente.

Campinas passará a contar também com um serviço de Call Center pelo qual o usuário poderá agendar por telefone suas consultas e exames em qualquer uma das unidades. O cartão será entregue nos Centros de Saúde e pelos agentes comunitários de saúde.

“Nosso objetivo maior é facilitar a vida do usuário. Teremos também um Call Center que permitirá ao usuário agendar consultas e exames por telefone”, afirmou Saraiva.

Segundo o secretário, Campinas registra uma média de 30% de não comparecimento a exames e consultas agendados principalmente nas áreas de ortopedia, oftalmologia, endoscopia e outros de maior complexidade.

“O Call Center permitirá a confirmação ou cancelamento do procedimento antes dele ser realizado. Isso significa agilização no processo e economia”, afirmou.

Albert Einstein

Por fim, Saraiva falou da parceria inédita firmada com o Hospital Israelita Albert Einstein, de São Paulo, por meio da qual um paciente do SUS de Campinas, de 23 anos, portador de insuficiência cardíaca, foi o primeiro a receber um novo coração, no último sábado, 4 de abril.

Segundo o secretário de Saúde, José Francisco Kerr Saraiva, o rapaz estava internado no Hospital da Puc-Campinas, na unidade coronariana, e foi levado para São Paulo para o transplante. "O paciente passa bem e encontra-se internado no Hospital", explicou ele.

Em 2008, a Secretaria Municipal de Saúde firmou uma parceria com o Hospital Albert Einstein de cooperação técnica na área de transplante cardíaco, possibilitando a colaboração na realização de transplantes de pacientes cardíacos de Campinas, além de treinamento na área de cirurgia de transplante e, também, na capacitação na área de imunologia de transplantes.

"É muito importante que parcerias público-privadas, como essa, sejam realizadas para que se possa propiciar o desenvolvimento de procedimentos complexos para a população", afirmou o secretário.