Mais de 400 pessoas fazem teste de HIV em dois dias

16/04/2009

Autor: Bruno Sgambato

Em apenas dois dias 450 pessoas passaram pelo Hospital Municipal Mário Gatti (HMMG) para fazer o teste de HIV com diagnóstico rápido. O teste foi disponibilizado pelo Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA) Itinerante do Programa Municipal de Doenças Sexualmente Transmissíveis e Aids (PMDST/Aids), da Secretaria Municipal de Saúde, nos dias 6 e 7 de abril.

Para o médico cirurgião Salvador Affonso Fernandes Pinheiro, presidente do HMMG, a parceria com o Programa Municipal de DST/Aids, no âmbito da Secretaria de Saúde da Prefeitura de Campinas, “é muito boa e deveria ser repetida sempre que possível", disse ele. O Hospital Mário Gatti atende uma grande demanda diariamente e está numa localização privilegiada. Entendo que as pessoas que vieram aqui fazer o teste com diagnóstico rápido, muito provavelmente não iriam a outro lugar”, opina ele.

Para Pinheiro, o CTA Itinerante agrega qualidade à Rede SUS Campinas, pois o teste de HIV está disponível em todos os Centros de Saúde da cidade, outras unidades públicas da Secretaria Municipal de Saúde, “mas o CTA Itinerante vai até onde o povo está e isso é o SUS que dá certo”, completou o presidente.

A enfermeira sanitarista Maria Cristina Feijó Januzzi Ilário, coordenadora do Programa DST/Aids de Campinas, afirma que o diagnóstico rápido veio para ficar. "A campanha está relacionada ao movimento nacional Fique Sabendo, de incentivo ao teste, e ao Vista-se! Use sempre camisinha, de estímulo ao uso frequente e consistente de preservativos em todas as relações sexuais para evitar a transmissão do HIV",disse.

Gratuito

O teste é realizado através de uma picada na polpa do dedo e o resultado com diagnóstico para o vírus HIV sai em aproximadamente 15 minutos. A entrega, no entanto, pode demorar um pouco mais se houver grande procura da população pelo exame.

O teste de HIV com diagnóstico rápido é gratuito, pois é oferecido pelo Sistema Único de Saúde (SUS); sigiloso, já que o resultado só é informado pela equipe de saúde à pessoa que fez o exame e, além disso, pode ser feito de forma anônima, se a pessoa preferir.

Agora, diariamente o teste de HIV com diagnóstico rápido pode ser feito de segunda a sexta-feira, sempre das 7 às 19 horas no CTA Ouro Verde, unidade do Programa Municipal de DST/Aids de Campinas, localizada junto ao Complexo Hospital Ouro Verde, o Hospital Ouro Verde, na Avenida Rui Rodrigues, próximo ao Terminal Ouro Verde de ônibus urbanos. O telefone do CTA Ouro Verde é (19) 3226–7475 e o atendimento é totalmente gratuito e sigiloso.