Mais de 3,5 mil pessoas realizam teste de HIV com diagnóstico rápido em Campinas

22/04/2009

Autor: Bruno Sgambato

Em apenas cinco meses mais de três mil e quinhentas pessoas já realizaram o teste de HIV com diagnóstico rápido em Campinas. Desde o início da campanha permanente que visa ampliar a capacidade de enfrentamento à epidemia de aids foi expressiva a quantidade de pessoas interessadas em fazer o teste.

No município o teste é realizado através de duas unidades do Programa Municipal de Doenças Sexualmente Transmissíveis e Aids (PMDST/Aids). A gratuidade e o sigilo foram alguns dos fatores que impulsionaram as pessoas a realizarem o teste de HIV com diagnóstico rápido.

Segundo o balanço da Campanha Permanente de Incentivo ao Diagnóstico rápido de HIV, só no Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA) Ouro Verde, do Programa DST/Aids, localizado no Complexo Hospitalar Ouro Verde, desde o lançamento do teste com diagnóstico rápido, em dezembro de 2008, um total de 1977 pessoas realizaram o teste na unidade.

“Estes resultados são muito bons, pois demonstram interesse da população em saber se têm ou não o vírus HIV e a partir daí, se necessário, as pessoas serem encaminhadas para tratamento através do Centro de Referência do Programa Municipal de DST/Aids de Campinas”, disse a enfermeira sanitarista Maria Cristina Feijó Januzzi Ilario, coordenadora do Programa Municipal de DST/Aids de Campinas.

De acordo com o levantamento, através do CTA Itinerante, unidade móvel do Programa DST/Aids de Campinas para realização do teste com diagnóstico rápido em locais estratégicos (como praças, eventos e estabelecimentos públicos) foram 1.704 testes realizados em eventos que incluem bailes de Carnaval, Dia Internacional da Mulher, encontro na Casa de Cultura Tainã, Ação Global, Fundação Bradesco, parceria com Hospital Municipal Dr. Mario Gatti e a Lavagem da Escadaria da Catedral Metropolitana de Campinas.

O teste pode ser feito de segunda a sexta-feira, sempre das 7 às 19 horas no CTA Ouro Verde, na Avenida Rui Rodrigues, 3434, próximo ao Terminal Ouro Verde de ônibus urbanos. O telefone (19) 3226–7475.