Caderno de Asma é re-lançado pela Secretaria de Saúde

22/04/2009

Autor: Bruno Sgambato

A Prefeitura Municipal de Campinas, através da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) em parceria com a Coordenadoria da Área da Saúde da Criança e do Adolescente e Grupo Técnico de Asma realiza nesta quinta-feira, dia 23 de abril, o lançamento do Caderno de Asma que chega a terceira edição.

O evento conta ainda com um curso de capacitação para os profissionais das Unidades Básicas de Saúde, que será realizado no Salão Vermelho, no Paço Municipal em dois períodos, de manhã, das 8h às 12h e na parte da tarde, das 13h às 16h30.

A primeira edição do caderno foi lançada em 2004, idealizada por um grupo de trabalho envolvendo profissionais da SMS, Unicamp e Puc. Em 2005, o caderno passou por sua primeira atualização.

De acordo com a coordenadora da saúde da criança e do adolescente, Maria Fernanda Costa Haddad, a asma atinge 5% da população mundial. “Em Campinas, em uma primeira análise constatamos que esse índice é quase igual”, explicou. Com base nisso, diversas medicações para as pessoas que sofrem de asma são oferecidas não só através do Estado como também nas Unidades Básicas de Saúde (UBS). “A importância dessa patologia e a necessidade do tratamento adequado ressaltou a necessidade de disponibilizar os medicamentos na rede municipal”, informou.

No município, entre os anos de 2002 e 2007 foram realizadas 4115 internações por asma. Os óbitos em consequência da doença nesse período ocupam o terceiro lugar, perdendo apenas por neoplasias e por doenças do aparelho circulatório.

No país, os custos com a doença são significativos. Os gastos anuais com internações por asma são superiores a R$ 106 milhões, representando 2,8% dos valores empregados pela União e o terceiro maior gasto com uma única doença.

A doença

A asma é uma doença crônica, inflamatória, de origem genética, exacerbada por diversos fatores, inclusive alergênicos, não se tratando apenas de uma doença alérgica. Hoje a asma é considerada uma doença sistêmica com manifestações em brônquios, olhos, nariz e pele.

O tratamento é fundamental, principalmente quando é realizado em crianças logo nos primeiros anos de vida, pois evita uma série de limitações físicas ao trabalho e ao lazer.