Saúde lança 8ª Campanha de prevenção e detecção precoce de câncer bucal

23/04/2009

Autor: Cláudia Xavier

A Prefeitura de Campinas, por intermédio da Secretaria Municipal de Saúde, promoverá, de 25 de abril a 8 de maio, a “8ª Campanha de Prevenção e Detecção Precoce de Câncer Bucal”. Voltada para a prevenção e orientação junto à população idosa, a campanha ocorrerá em 59 Unidades Básicas de Saúde onde será desenvolvida também parte da Campanha Nacional de Vacinação contra a Gripe, destinada ao mesmo público.

A ação será realizada pelas equipes de saúde bucal das unidades que desenvolverão atividades educativas com grupos de idosos e também realizarão exames clínicos individuais. Segundo o coordenador de Saúde Bucal da Secretaria de Saúde, Isamu Murakami, serão realizados exames clínicos nos tecidos moles da boca e anexos, sendo que os casos diagnosticados com alterações na mucosa –língua, lábio e bochecha– serão triados para voltar ao Centro de Saúde para um exame mais detalhado e realizar o tratamento específico.

De acordo com o coordenador, os casos de lesões que apresentarem suspeita de malignidade serão encaminhados para as referências especializadas nos CEOs Ouro Verde e Florence e na Clínica de Diagnóstico Bucal da Associação dos Cirurgiões Dentistas de Campinas (ACDC). “É muito importante que os idosos que forem se vacinar contra a gripe nas Unidades Básicas deixem a vergonha de lado e procurem também pelas equipes de saúde bucal para que possam passar por um diagnóstico”.

O coordenador salienta que a ação das equipes visa não só diagnosticar como também ensinar os idosos a praticar o auto exame de boca, para detectar problemas precocemente. “Nosso objetivo é conscientizar o cidadão e incentivá-lo a criar o hábito de fazer regularmente o auto exame, além de orientá-lo sobre cuidados que devem ser tomados para manter a saúde bucal”, disse ele.

Como nos anos anteriores, o Conselho Regional de Odontologia de São Paulo apoiará a iniciativa com a doação de 1,5 mil folhetos informativos com o tema “Cuidados preventivos e como realizar auto exames”, que serão distribuídos aos participantes.

De acordo com Isamu, na campanha de 2008, 19.753 idosos passaram pelos exames preventivos sendo que, desses, 1.636 apresentaram algum tipo de alteração e foram encaminhados para tratamento.

Em 2008, os idosos que passaram pela campanha de prevenção ao câncer bucal representaram 27,66% dos indivíduos vacinados contra a gripe. “A cada ano, o número de pessoas que participa da nossa campanha de prevenção aumenta, demonstrando que há uma elevação gradativa da realização de exames e do fortalecimento das ações preventivas por parte da Secretaria de Saúde de Campinas”, disse Murakami.

Curso

Como atividade integrante da campanha deste ano, os cirurgiões dentistas e demais profissionais das equipes de referências participarão nesta quinta-feira, 23 de abril, a partir das 8h, na sede da Associação dos Cirurgiões Dentistas de Campinas , de um curso de reciclagem sobre Semiologia e Diagnóstico Bucal. O curso será ministrado pelos professores Jaques Horge (Faculdade de Odontologia de Piracicaba – Unicamp) e Rogério Jorge (professor da ACDC).

Prevenção

O câncer de boca atinge em maior incidência pessoas que fazem uso contínuo de tabaco e álcool, portadores de próteses totais e removíveis e que apresentem algum fator traumático nos dentes como, por exemplo, dentes cariados e pontiagudos e restaurações fraturadas. A má higiene bucal também é um fator de risco.

No Brasil, segundo o Instituto Nacional do Câncer (Inca), o câncer de boca é o oitavo mais comum entre os homens e o nono entre as mulheres. "E somente a mudança de hábitos da população e o diagnóstico precoce podem mudar esta realidade", afirma Isamu.

Segundo ele, 85% dos casos de câncer de boca são curáveis se diagnosticados na fase inicial. Murakami informa que o exame clínico da boca deve ser realizado pelo menos uma vez por ano. Entre as pessoas com mais de 60 aos, o teste é indispensável para o diagnóstico precoce. O dentista informa, ainda, que o exame clínico está disponível para todos os cidadãos na rotina dos centros de saúde em qualquer época do ano.

As recomendações para a prevenção do câncer de boca são evitar o cigarro, bebidas alcoólicas em excesso, promover a higiene bucal, manter os dentes bem tratados e fazer uma consulta odontológica pelo menos uma vez por ano. Segundo Murakami, uma dieta saudável, rica em verduras e frutas, é outra forma de prevenção contra o problema. No caso de câncer labial, é necessário também evitar exposição ao sol.