Campanha imuniza idosos contra a gripe em 236 postos de vacinação

27/04/2009

Autor: Bruno Sgambato

Neste sábado, 25 de abril, o primeiro dia de campanha, 5660 idosos foram vacinados contra a gripe nas quatro primeiras horas de vacinação, o que corresponde a 4,4% da população com idade acima de 60 anos. A abertura oficial da campanha aconteceu na parte da manhã desse sábado, dia 25 de abril, no Centro de Saúde Costa e Silva.

Cerca de 900 funcionários estiveram nos 236 postos de vacinação para imunizar a população acima de 60 anos contra a gripe do tipo influenza. Estima-se que essa parcela da população chegue a 127 mil habitantes. A meta desse ano é vacinar 80% dessa população até o final da campanha programada para o dia 8 de maio.

A abertura oficial contou com a presença do diretor do departamento de saúde, Pedro Humberto Scavariello e da enfermeira sanitarista da Coordenadoria de Vigilância em Saúde (COVISA), Brigina Kemp.

Cerca de 170 mil doses estão disponíveis para a população idosa, inclusive para os acamados que receberão a vacina em casa. “Esperamos cumprir a meta até o final da Campanha. É importante que todos os idosos venham até os postos de vacinação para receber a doses da vacina e assim reduzir o número de internações por pneumonia”, explica Humberto.

Estudos nacionais e internacionais mostram que a vacina contra influenza reduz mais de 50% das doenças relacionadas à gripe nos idosos vacinados e, no mínimo, 32% das hospitalizações por pneumonias. Além disso, estudos apontam que há queda de pelo menos 31% nas mortes hospitalares por pneumonia e influenza (gripe) e de cerca de 50% das mortes hospitalares relacionadas às doenças respiratórias. Quanto aos óbitos entre idosos, por diversas causas, o percentual de queda varia entre 27% e 30%.

Em 2008, a vacinação atingiu 76,19% da população alvo em Campinas, o que corresponde a 79,56 mil doses aplicadas.

Qualidade de vida

A gripe do tipo influenza é a causadora de muitas internações por pneumonia e até óbitos entre a população com faixa etária acima de 60 anos. A vacina é segura e não oferece risco algum para a pessoa vacinada.

De acordo com o presidente do Conselho Municipal do Idoso, César Roberto Góes, existe sim certa resistência para tomar a vacina, mas essa história vem mudando ao longo dos anos. “Nessa época de campanha falamos muito da importância da vacina durante nossas reuniões ordinárias. Existe aquele mito que a vacina causa gripe, além do medo da agulha, mas as pessoas que tomam acabam se tornando um exemplo e também multiplicadores da campanha”, disse.

O casal Antoninho e Elisa Betiolli é um exemplo que a vacina é indispensável. “Desde que a campanha foi lançada eu e meu marido tomamos a dose da vacina. Eu tenho 73 anos e meu marido 76 anos. Não sou de pegar gripe muito fácil não, mas, ainda assim, venho até um posto de saúde para me vacinar’, contou Elisa.

Saúde bucal

Junto com a Campanha de Vacinação acontece a 8ª Campanha de Prevenção e Detecção Precoce de Câncer Bucal promovida pela Prefeitura Municipal de Campinas, por intermédio da Secretaria Municipal de Saúde. A Campanha se estende até o dia 8 de maio em 59 Unidades Básica de Saúde (UBS) e é voltada para a prevenção e orientação junto à população idosa.

A ação é realizada pelas equipes de saúde bucal das unidades que desenvolvem atividades educativas com grupos de idosos e também realizam exames clínicos individuais.

Segundo o coordenador de Saúde Bucal da Secretaria de Saúde, Isamu Murakami, serão realizados exames clínicos nos tecidos moles da boca e anexos, sendo que os casos diagnosticados com alterações na mucosa –língua, lábio e bochecha– serão triados para voltar ao Centro de Saúde para um exame mais detalhado e realizar o tratamento específico.

“É muito importante que os idosos que forem se vacinar contra a gripe nas Unidades Básicas deixem a vergonha de lado e procurem também pelas equipes de saúde bucal para que possam passar por um diagnóstico”.