PSA registra aumento no atendimento devido a doenças respiratórias

27/04/2009

Autor: Laura Gonçalves

Todo ano, pouco antes do inverno, os serviços de saúde são procurados por pessoas com sintomas de gripe, e não é diferente no Hospital Municipal Dr. Mário Gatti. Entre os meses de abril e julho, o Pronto-Socorro Adulto (PSA) registra um aumento de 20% no atendimento, que costuma ser de 400 por dia.

Frio, estiagem, queimadas e aglomerações em ambientes fechados são fatores que favorecem o aparecimento das doenças respiratórias. “As patologias respiratórias são comuns, mas o clima seco e o frio ajudam a propagar vírus, bactérias e micro-organismo”, explica o coordenador do PSA, Dr. Roberto Pessoa Mendes.

Nesta época, é importante manter uma alimentação saudável, beber bastante líquido e evitar aglomerações. O que acontece, diz o médico, é que muita gente pensa que está gripada, mas pegou um resfriado. São doenças diferentes, mas que têm sintomas parecidos.

“O resfriado causa corisa, indisposição, dor de cabeça e até um pouco de febre. Já a gripe vem com os mesmos sintomas, porém mais fortes. Além da febre alta, dor no corpo e falta de apetite. O quadro gripal também pode ser confundido com a dengue, então é importante que a pessoa procure um médico”, diz o coordenador.

A dona de casa Gisele Cristina Augusto foi uma das que procurou o atendimento médico por causa de sintomas de gripe. “Estou com o peito congestionado, tosse e corisa, por isso decidi consultar um médico”, falou.

Para Dr. Roberto, com o início da campanha de vacinação para idosos é importante que essas pessoas procurem a imunização. “Idosos e crianças são os que mais sofrem com a gripe e a vacina é uma forma de prevenção”, garante.

O aposentado Antônio dos Santos diz que está aguardando o início da campanha, mas que já tomou a vacina e teve resfriado. “Este ano vou tomar novamente a vacina e também vou levar minha esposa, pois acho muito importante a imunização”, ressaltou.

“Toda vacina, não só a da gripe, introduz substâncias de micro-organismos para estimular o sistema imunológico, então é normal apresentar alguns sintomas de resfriado na pós-vacinação”, explica o médico.

Volta ao índice de notícias