Enfermagem da Ortopedia garante sucesso no tratamento

28/04/2009

Autor: Laura Gonçalves

Todos conhecem e respeitam a Ortopedia do Hospital Municipal Dr. Mário Gatti (HMMG), que trabalha 24 horas para atender os pacientes com competência e atenção. Porém, o atendimento às pessoas não conta somente com os médicos. A equipe de enfermagem atua sem perder tempo e faz parte do sucesso alcançado nos tratamentos.

“Um hospital não trabalha sem enfermeiros, e está é uma realidade. Estamos todos os dias na beira do leito e fazemos uma interface com os outros profissionais da saúde, como médicos e nutricionistas”, explica o enfermeiro Ivanir Gonçalves Leite.

Cerca de 300 pacientes são internados por mês para tratamentos cirúrgicos da Ortopedia, que possui 32 leitos. Destes, oito são para cirurgia eletiva, que corresponde a 10% dos casos, e os 24 restantes são para os traumas, de urgência e emergência.

“Temos uma rotatividade muito grande e a enfermaria que faz esse controle. Também somos responsáveis pela taxa de ocupação, taxa de permanência, controle de infecção, além do cuidado com o paciente”, explica Ivanir. Ou seja, enquanto o médico trata, o enfermeiro cuida.

Para o coordenador da Enfermaria de Neurologia e Ortopedia, Alexandre Batalha, a cobrança no dia a dia é muito grande, mas o serviço prestado conta com toda qualidade. “A Ortopedia do Mário Gatti é referência em Campinas e região e temos uma demanda e uma rotatividade muito grande e o sucesso disso está diretamente ligado ao serviço da enfermagem”, garante.

Projetos

A equipe de enfermagem da Ortopedia também investe em projetos. Em conjunto com a Unip, estão sendo desenvolvidos cinco trabalhos. “Estes programas devem existir em todas as instituições e nós estamos fazendo a nossa parte”, resumiu Ivanir.

O 5s, que visa melhorar o ambiente de trabalho por meio de atividades com os funcionários, é constituído do Senso de Organização, Senso de Ordem, Senso de Higiene, Senso de Limpeza e Senso de Disciplina.

Também há a Padronização dos Procedimentos de Enfermagem, a Implantação da Sistematização da Assistência de Enfermagem e a Avaliação da Complexidade da Assistência.

A equipe também investe na capacitação. “Nossos enfermeiros responsáveis pelo turno da manhã e da tarde possuem especialização e suas equipes contam com auxiliares que já se formaram em enfermagem ou estão cursando”, finaliza o coordenador.

Volta ao índice de notícias