Saúde faz campanha de alerta sobre riscos do ruído

29/04/2009

Autor: Cláudia Xavier

Com o slogan "Proteja sua saúde, proteja sua audição", tem início nesta quarta-feira, dia 29 de abril, as ações educativas para marcar o Dia Internacional de Conscientização sobre o Ruído.

A campanha se estende por todo o mês de maio e, em Campinas, está sendo organizada pela equipe técnica do Centro de Referência em Saúde do Trabalhador (CEREST) em parceria com a Secretaria Municipal de Recursos Humanos, e por integrantes do curso de Fonoaudiologia da Unicamp.

Escolas municipais, cursos técnicos e profissionalizantes e centros de saúde serão visitados pelas equipes que proferirão palestras sobre os perigos para a audição causados pela exposição repetida ao ruído.

"Hoje em dia, não só os trabalhadores que ficam expostos a ruídos têm adquirido perda auditiva. Crianças e jovens com hábito de usar fones de ouvido com volume elevado também têm desenvolvido esta perda muito precocemente", alerta a fonoaudióloga do CEREST, Eliane Zampieri.

Embora a campanha só tenha início nesta quarta-feira, alunos e professores do Ceprocamp tiveram oportunidade de participar, já na noite da terça-feira, 28 de abril, de palestra sobre o tema. "Além da dificuldade em ouvir, a perda auditiva também compromete o processo de aprendizagem e a admissão no mercado de trabalho", diz Eliane.