Saúde promove uso racional de medicamentos

30/04/2009

Autor: Bruno Sgambato

Como o tema “Vida Saudável é o Melhor Remédio”, a Prefeitura de Campinas, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, promove na terça-feira, dia 5 de maio, a 1ª Campanha para Promoção do Uso Racional de Medicamentos em parceria com os cursos de farmácia das universidades PUC-Campinas e Universidade Paulista (Unip).

Cerca de cem alunos foram treinados por membros da Comissão de Farmácia e Terapêutica da Secretaria de Saúde e professores das faculdades de Ciências Farmacêuticas para dar as orientações durante a campanha.

O evento será realizado em dois períodos, sendo um na parte da manhã com a participação dos universitários, professores e profissionais de saúde e outro na parte da tarde com representantes da Prefeitura, Anvisa, Ministério da Saúde, Conselho Regional de Farmácia do Estado de São Paulo (CRF-SP) e Centro de Estudos do Laboratório de Aptidão Física de São Caetano do Sul (Celafiscs).

A campanha, que tem como tema “Vida Saudável é o Melhor Remédio”, terá início às 8 horas na Praça Rui Barbosa, no Centro, onde serão dadas orientações sobre o uso correto de medicamentos e alimentação saudável. Na parte da tarde, às 14 horas, a população está convidada a participar das palestras sobre o uso racional de medicamentos no Salão Vermelho, que fica na Avenida Anchieta, nº 200, no térreo do Paço.

A campanha foi idealizada pela Comissão de Farmácia e Terapêutica de Campinas, responsável pela seleção dos medicamentos essenciais do município que tem como responsabilidade promover e divulgar informações sobre medicamentos e uso racional.

De acordo com a coordenadora do programa de Assistência Farmacêutica do município, Maria Elisa Amaral Moreira Bertonha, o objetivo da campanha é fazer com que as pessoas ampliem seus conhecimentos sobre medicamentos e sua utilização, saibam identificar os vários tipos de medicamentos (homeopáticos, fitoterápicos, genéricos, medicamentos de referência e similares) e outras informações, tais como a qualidade e validade dos mesmos.

“A população deve receber o maior número possível de informação sobre os medicamentos, devem seguir a prescrição do médico, sendo criteriosos com os horários, tempo de tratamento e a maneira de armazenar os medicamentos. Todos estes fatores contribuem para o sucesso do tratamento”, disse.

Uso racional

A Organização Mundial de Saúde (OMS), em 1985 (Nairobi, Quênia), estabeleceu que o uso racional de medicamentos requer que “pacientes recebam a medicação apropriada para sua situação clinica nas doses que satisfaçam as necessidades individuais por um período adequado, e ao menor custo possível para eles e sua comunidade”. Com a relação a utilização dos medicamentos estima-se que cerca de 50% de todos os medicamentos são prescritos dispensados ou vendidos inadequadamente e por volta de 50% dos usuários.

Utilizar medicamentos por conta própria ou por indicação de um parente ou amigo pode ser muito perigoso à saúde. O organismo de cada pessoa reage de forma diferente e o medicamento usado, por isso tomar qualquer medicamento sem orientação médica pode agravar doenças, não surtir efeitos esperados, mascarar sintomas, além de causar sérios danos ao organismo.

Programação

Das 8h às 12h – Atividades com a população – orientação sobre o uso correto de medicamentos

Local: Praça Rui Barbosa

14h às 17h – Uso Racional de Medicamentos (palestra)