Atividades comemoram o Dia Mundial da Saúde em Campinas

06/04/2010

Autor: Denize Assis

Nesta terça-feira, dia 6, às 14h, Na Unicamp, a Liga do Trauma, associação de acadêmicos que desenvolve ações extracurriculares de ensino, pesquisa e extensão, da disciplina da Cirurgia do Trauma do Hospital de Clínicas da Unicamp, apresenta para professores de ensino médio o Projeto de Prevenção de Acidentes de Trânsito. O evento abre em Campinas a Semana Municipal de Saúde, em alusão ao Dia Mundial da Saúde comemorado no dia 7 de abril.

O Projeto de Prevenção de Acidentes de Trânsito foi elaborado pelo professor assistente doutor da disciplina da cirurgia do trauma, Gustavo Fraga, com apoio do Núcleo de Prevenção de Violências e Acidentes e Promoção à Saúde da Prefeitura de Campinas. O objetivo dos organizadores do projeto é capacitar os professores para que, num segundo momento, os alunos sejam informados sobre lesões provocadas por trauma, através de vídeos e aulas explicativas. Estudos disponibilizados pela Unicamp mostram que 90% dos traumas são passíveis de prevenção. O Projeto de Prevenção de Acidentes de Trânsito foi elaborado com a participação do Samu, Corpo de Bombeiros, Emdec, Centro de Reabilitação e CVI.

Naoko Silveira, coordenadora do Núcleo de Prevenção de Violências e Acidentes e Promoção à Saúde da Prefeitura de Campinas, explica que o projeto foi elaborado a partir de um programa desenvolvido há 20 anos no Canadá chamado P.A.R.T.Y Program (Prevent Alcohol and Risk Related Trauma in Youth), que desenvolve no Hospital de referência para o trauma aulas semanais que faz com que os jovens participem de situações de contato com o trauma como transporte, tratamento, reabilitação e fases de reintegração à comunidade.

Semana Municipal da Saúde

A Organização Mundial da Saúde (OMS) decidiu que O Dia Mundial da Saúde 2010, comemorado nesta quarta-feira, dia 7, incidirá sobre urbanização e saúde. O tema oficial da campanha da OMS é "1000 cidades - 1000 vidas". Durante a semana de 7 a 11 de abril, cidades em todo o mundo estão sendo convidadas a disponibilizar espaços para atividades de saúde.

No Brasil, o Ministério da Saúde (MS) comemora o Dia Mundial da Saúde em 11 de abril, com o nome de Dia de Promoção à Qualidade de Vida, atividade que o MS pretende incluir no calendário oficial de eventos no País.

Em Campinas, durante a semana, por iniciativa das secretarias de Saúde, Esportes e Transportes, com apoio da Emdec, será realizada uma séria de atividades relacionadas à comemoração. Nesta quarta-feira, dia 7, às 9h, no saguão do Paço Municipal, o Programa de Saúde Integrativa da Secretaria de Saúde desenvolverá prática de Qi Kung, uma série de exercícios que têm a finalidade de estimular e promover uma melhor circulação de energia. Durante toda a semana os Centros de Saúde (CSs) e demais unidades de referência vão oferecer práticas corporais que são disponibilizadas na rede. As práticas incluem, além do Qi Kung, Lian Gong, Movimento Vital Expressivo, Meditação, Programa Caminhar pela Saúde e Tai Chi Chuan.

Ainda na manhã de quarta-feira, no Largo do Rosário, a Emdec promove a Campanha Preferência pela Vida. No local, os agentes da mobilidade urbana promoverão a distribuição de folhetos com mensagens educativas, com ênfase ao respeito às vagas preferenciais para idosos e portadores de deficiência.

Na sexta-feira, dia 9, acontecerá a Caminhada Ecológica, com saída às 9h do Posto Turístico de Sousas, até a Estação Ambiental de Joaquim Egídio. No sábado, dia 10, na Escola Preparatória de Cadetes, a partir das 8h, acontece a Copa Campinas de Natação e Atividades Recreativas. No domingo, dia 11, a partir das 8h, no entorno do Parque Portugal, acontece a Corrida Pedestre Circuito Delta, com concentração no portão 5.