Qi Kung no Paço Municipal abre as atividades do Dia Mundial da Saúde

07/04/2010

Autor: Denize Assis

Na manhã desta quarta-feira, no saguão do Paço Municipal, o coordenador do Programa de Saúde Integrativa da Secretaria de Saúde de Campinas, William Hyppolito, reuniu funcionários da Prefeitura e transeuntes para a prática do Qi Kung, uma série de exercícios que têm a finalidade de estimular e promover uma melhor circulação de energia. A iniciativa, que contou com a presença do secretário municipal adjunto de Saúde, Pedro Humberto Svavariello, marcou a abertura da Semana Municipal de Saúde, em alusão ao Dia Mundial da Saúde, comemorado nesta quarta-feira, dia 7. Pedro Humberto representou o secretário municipal de Saúde, José Francisco Kerr Saraiva.

“O que houve aqui hoje é só uma demonstração do que ocorre periodicamente em muitas unidades de saúde que já adotaram o Qi Kung e o Tai Chi Chuan, por exemplo, como práticas que auxiliam na promoção da saúde”, disse o secretário adjunto. Pedro Humberto lembrou, ainda, que o Programa de Saúde Integrativa vem conseguindo resultados significativos nos programas que complementam, principalmente, o tratamento de crianças e idosos.

Após a prática do Qi Kung, integrantes da Coordenadoria do Programa de Tabagismo da Secretaria Municipal de Saúde distribuíram folhetos educativos sobre os benefícios de se manter longe do cigarro. Mário Becker, coordenador do Programa, explicou que Campinas mostra que aderiu à lei antitabagista. “Por isso mantemos nosso trabalho de apoio à prevenção, tratamento e aos ambientes livres de tabaco”, afirmou.

A Organização Mundial da Saúde (OMS) decidiu que O Dia Mundial da Saúde 2010, deve incidir sobre urbanização e saúde. O tema oficial da campanha da OMS é "1000 cidades - 1000 vidas". Durante a semana de 7 a 11 de abril, cidades em todo o mundo estão sendo convidadas a disponibilizar espaços para atividades de saúde.

Em Campinas, durante toda a semana os Centros de Saúde (CSs) e demais unidades de referência vão oferecer práticas corporais que são disponibilizadas na rede. As práticas incluem, além do Qi Kung, Lian Gong, Movimento Vital Expressivo, Meditação, Programa Caminhar pela Saúde e Tai Chi Chuan.

Ainda na manhã de quarta-feira, no Largo do Rosário, a Emdec promoveu a Campanha Preferência pela Vida. No local, os agentes da mobilidade urbana distribuíram folhetos com mensagens educativas, com ênfase ao respeito às vagas preferenciais para idosos e portadores de deficiência.

Na sexta-feira, dia 9, acontecerá a Caminhada Ecológica, com saída às 9h do Posto Turístico de Sousas, até a Estação Ambiental de Joaquim Egídio. No sábado, dia 10, na Escola Preparatória de Cadetes, a partir das 8h, acontece a Copa Campinas de Natação e Atividades Recreativas. No domingo, dia 11, a partir das 8h, no entorno do Parque Portugal, acontece a Corrida Pedestre Circuito Delta, com concentração no portão 5.

Atividade relacionada à Saúde Integrativa, realizada na manhã de 7 de abril de 2010