Campinas é referência em Saúde Mental e prioriza a diretriz de cuidar em liberdade

08/04/2010

Autor: Denize Assis

O Programa de Saúde Mental desenvolvido pela Secretaria de Saúde de Campinas é referência no Brasil e no mundo. O trabalho desenvolvido no município já foi escolhido pela Opas (Organização Panamericana de Saúde) para um estudo da Universidade de Harvard sobre experiências municipais inovadoras em saúde mental. Também já foi reconhecido pelo Ministério da Saúde entre as 11 experiências de maior êxito na área.

O reconhecimento se deve ao fato do município ter sido um dos pioneiros do Brasil a responder à reforma psiquiátrica, que tem como diretriz o cuidar em liberdade, o que significa que cada vez menos o hospital é o destino dos portadores de transtornos mentais.

Dentro desta política de atuação, a Secretaria Municipal de Saúde fechou hospícios e iniciou a construção de uma rede extra-hospitalar com a inserção das pessoas no meio social por meio dos Centros de Atenção Psicossocial (Caps) e da garantia de residências terapêuticas e do acesso ao trabalho e ao lazer.

Atualmente, o Sistema Único de Saúde (SUS) de Campinas dispõe de uma rede de cuidados comunitários de saúde mental constituída por dez Caps, sendo seis Caps III com oito leitos cada (48 leitos), dois Caps-i voltado para o atendimento de crianças e adolescentes (Capsi) e outros dois voltados para o atendimento de pessoas que sofrem com transtornos causados pelo uso prejudicial de álcool e outras drogas (Caps/AD). O terceiro Cpas/AD já está em construção e deve ficar pronto ainda este ano.

Também integram esta rede, onze Centros de Convivência, que são espaços onde as pessoas desenvolvem oficinas de dança, música, ginástica, ioga e de outros momentos de convívio. O município ainda disponibiliza mais 38 residências terapêuticas com aproximadamente 180 pacientes ex-moradores de hospitais psiquiátricos, várias oficinas de profissionalização e mais de 300 postos de geração de renda para os usuários.

Além disso, a cidade integra o De Volta para Casa – um programa Ministério da Saúde que destina um benefício mensal em dinheiro para ajudar no processo de ressocialização de portadores de transtornos mentais que tenham passado pelo menos dois anos internados em hospitais e clínicas psiquiátricas.