Conselheiros locais do Mário Gatti são diplomados no Anfiteatro do Hospital

08/04/2010

Autor: Denize Assis

Na noite desta quarta-feira, 7, no Anfiteatro do Ambulatório de Especialidades do Hospital Municipal Dr. Mário Gatti (HMMG), tomaram posse, para um mandato de dois anos, os 16 novos conselheiros eleitos para compor o Conselho Local do Hospital. Desses 16 eleitos, oito são funcionários do HMMG, de modo que quatro são gestores e quatro trabalhadores. O quadro final é composto por mais cinco conselheiros que representam os cinco Distritos de Saúde, dois pelas associações e mais um pelo Centro de Referência em Saúde do Trabalhador (Cerest).

Depois de tomarem posse como conselheiros, os 16 eleitos participaram de um pleito em que elegeram a conselheira Neide Aparecida Faveri Alves, usuária do Distrito Noroeste, como coordenadora do Conselho Local do HMMG. Em um escrutínio com voto secreto Neide foi eleita com 11 votos contra 4 obtidos pela conselheira Liana dos Santos Colaço, usuária do Distrito Norte e um conquistado por João Soares de Souza, trabalhador do HMMG.

A Mesa Diretora para a cerimônia de posse foi composta pelo diretor presidente do HMMG, Salvador Affonso Fernandes Pinheiro, pelo secretário adjunto e presidente do Conselho Municipal de Saúde (CMS) de Campinas, Pedro Humberto Scavariello, pelo então coordenador do Conselho Local do HMMG, Dirceu Francisco Buck, pela secretária do Conselho Local, Glória Rosarina da Silva Nascimento e pelo conselheiro suplente, Alfredo Pompeo do Amaral, que representou o Distrito de Saúde Sul que tem o HMMG em sua área de abrangência.

Em sua fala, antes da entrega dos diplomas aos eleitos, Salvador Affonso Fernandes Pinheiro agradeceu aos conselheiros que deixam o cargo e colocou-se à disposição dos que estão chegando para trabalhar no biênio abril de 2010/abril de 2012. Salvador Affonso destacou a importância do Conselho Local do Hospital, “um fórum onde deve prevalecer a defesa do Sistema Único de Saúde, sem que haja interferência de interesses pessoais ou partidários”.

Pedro Humberto Scavariello, por sua vez, destacou a importância do Conselho Municipal de Saúde, bem como o clima de cordialidade em que ocorreu o pleito e a posse. “É uma festa democrática que enriquece a participação social e coloca Campinas como exemplo de controle social”, afirmou. Pedro Humberto aproveitou para lembrar da importância da presença dos novos conselheiros nas plenárias do CMS que acontecem uma vez por mês no Salão Vermelho da Prefeitura. “O Conselho é deliberativo e nas plenárias mensais um voto de um conselheiro pode ser decisivo numa questão administrativa. Quanto mais participação, mais transparência”, finalizou o secretário adjunto.

Eleitos

Pelos gestores do Conselho Local do HMMG, receberam o diploma os conselheiros titulares Salvador Affonso F. Pinheiro (presidência), Ivan Azevedo Pessoa (diretoria administrativa), Ana Clara Lopes Costa (assessora de diretoria) e Christiane Clemente (Distrito Sudoeste). Na condição de funcionários titulares, foram diplomados Wilma Rosendo da Silva (enfermagem), João Soares de Souza (enfermagem), Luiz Cláudio Garcia Calixtre (enfermagem) e Benedito Ribeiro Neto (acolhimento PSA).

Como usuários titulares, receberam a diplomação Liana dos Santos Colaço (Distrito Norte), João Xavier (Distrito Sul), Luiz Antônio dos Reis (Distrito Leste), Neide Aparecida Faveri Alves (Distrito Noroeste), Pedro Giacomello (Distrito Sudoeste), Bolivar Colombo (Assoc. Renais Crônicos), Aldimir Hervella (Conselho Municipal do Idoso) e Márcia Regina Flauzino (Saúde do Trabalhador).

Suplentes – Foram eleitos como suplentes pelos gestores, Walmir Cândido de Oliveira (diretoria técnica), Jorge Luiz Brasco (*coordenadoria de suprimentos), Glória Rosarina da Silva Nascimento (assistente de gestão) e Alfredo Pompeo do Amaral (Distrito Sul). Pelos funcionários, foram eleitos como suplentes Roseli Ribeiro (enfermagem), Mara Santana (enfermagem), Paulo Roberto Camilo (recepção) e Silvio da Silva (enfermagem). Pelos usuários ficaram como suplentes Erculano João (Distrio Norte), Dirce Rosa Santos (Distrito Sul), Cláudio Trombeta (Distrito Leste), Gil Rodrigues da Silva (Distrito Noroeste), Evaristo Paula Aguiar (Distrito Sudoeste), Nilson Souza do Nascimento (Aflore), Ângela Tereza Galbiatti Caporali (CMCA) e Francisco Tavares Gomes (Saúde do Trabalhador).

Comissão eleitoral

Para a realização das eleições do Conselho Local do Hospital Municipal Dr. Mário Gatti foi constituída uma comissão composta pelos seguintes trabalhadores: Glória R. da Silva Nascimento e Maria Izildinha de Melo Rodrigues R. França. Por parte da gestão, Ana Clara L. Costa. Como conselheiros da Comissão Eleitoral do CMS participaram Maria Ivonilde Lúcio Vitorino, Maria Helena Nogueira, Alberto B. Dumond Frazão e Terezita Del Niño J.N. Quintana.