Começa nesta quarta-feira, na Cati de Campinas, a 8ª Semana de Fitoterapia

13/04/2010

Autor: Marco Aurélio Capitão

Começa nesta quarta-feira, dia 14, e vai até o dia 16 de abril a 8ª Semana de Fitoterapia “Professor Walter Radamés Accorsi”. O evento deste ano, que tem o objetivo difundir o conhecimento sobre a cadeia produtiva de plantas medicinais, da produção ao uso, vai acontecer na Coordenadoria de Assistência Técnica Integral (Cati) de Campinas, na Avenida Brasil, 2.340, no bairro Vila Nova.

A programação da 8ª Semana de Fitoterapia também inclui, na sexta-feira, dia 16, uma visita técnica ao Centro Pluridisciplinar de Pesquisas Químicas, Biológicas e Agrícolas (CPQBA) da Unicamp, em Paulínia. A saída para Paulínia está marcada para 13h30, da Cati.

Este ano, a Semana de Fitoterapia conta com a participação de uma palestrante belga, a doutora Lutgart Gillis, médica generalista da Universidade de Louvain, na Bélgica, estudiosa dos manuscritos de Hildegarda de Bingen (1098-1197), que abordará temas sobre alimentação e plantas medicinais. As palestras serão traduzidas.

A 8ª Semana de Fitoterapia, uma realização da Coordenadoria de Assistência Técnica Integral – CATI, da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo e da Prefeitura Municipal de Campinas, está aberta à participação gratuita de todos os interessados.

O evento tem como parceiros a Botica da Família, da Secretaria Municipal de Saúde de Campinas; o Serviço de Saúde Dr. Cândido Ferreira; a Associação Cornélia Vlieg/Oficina Agrícola; a Associação de Agricultura Natural de Campinas e Região (ANC); a Associação dos Rotaryanos de Campinas; o CPQBA/Unicamp; a Embrapa Transferência de Tecnologia por meio de seu Escritório de Negócios de Campinas; e o Grupo Saberes à Luz do Sol.

A programação inclui ainda atividades corporais, uma exposição de Eco-brinquedos e estandes de produtos relacionados com o tema. Maiores informações no site da Cati (www.cati.sp.gov.br). As inscrições são gratuitas e podem ser feitas às 8h30 de quarta-feira, no local.

A Semana Municipal de Fitoterapia foi instituída pela lei municipal 11.385, de outubro de 2002, e, desde 2006, passou a se chamar Semana de Fitoterapia Prof. Walter Radamés Accorsi, em homenagem ao pesquisador de plantas medicinais e professor da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz da Universidade de São Paulo (USP). Walter faleceu em 2006 (leia abaixo).

“Esta Semana Municipal de Fitoterapia faz parte do calendário de eventos da saúde em Campinas e tem por objetivo, entre outros, mostrar o trabalho da rede pública e os avanços nessa área”, explica o médico ginecologista acupunturista William Hyppólito Ferreira, coordenador municipal da área de saúde integrativa – que engloba homeopatia, fitoterapia, acupuntura, osteopatia e o corpo em movimento, que possui subprogramas como lian gong, tai chi chuan, chi Kong, consciência postural, movimento vital expressivo, caminhar para a saúde e meditação.

O programa de fitoterapia na rede pública municipal de Saúde de Campinas foi iniciado em 1990 e, atualmente, conta com a dispensação de medicamentos a toda população por meio da Botica da Família, farmácia municipal de manipulação de fitoterápicos.

A Secretaria Municipal de Saúde tem padronizados na rede 12 medicamentos extraídos de plantas, todos elaborados na Botica da Família, o que possibilita garantir melhor controle de qualidade e fornecimento contínuo dos itens. Na maior parte dos centros de saúde existe atendimento em fitoterapia e a Secretaria de Saúde trabalha com a meta de ampliar o acesso da população a estes medicamentos.

A Organização Mundial de Saúde (OMS) reconhece que 80% da população dos países em desenvolvimento utiliza-se de práticas tradicionais nos cuidados básicos de saúde. Deste universo, 85% utiliza plantas ou preparados.

Nesse sentido, a OMS recomenda a difusão mundial dos conhecimentos necessários ao uso racional das plantas medicinais e medicamentos fitoterápicos. E o Brasil, com sua diversidade genética vegetal estimada em 55 mil espécies catalogadas, possui ampla tradição de uso das plantas medicinais vinculado ao conhecimento tradicional (popular) e transmitido por gerações, além de tecnologia para validar cientificamente este conhecimento.

Walter Accorsi. O Professor Walter Radamés Accorsi, da ESALQ-USP, foi um dos maiores conhecedores de fitoterapia no Brasil, com mais de setenta anos de experiência no estudo de plantas medicinais. Ele prestigiou a iniciativa da implantação da Semana de Fitoterapia de Campinas desde a 1ª edição do evento. Em 2006, no mesmo mês em que estava programada para acontecer a IV Semana de Fitoterapia, o Prof. Accorsi morreu. Ele faleceu aos 93 anos de idade, deixando saudade de sua presença marcante e elucidadora sobre as plantas medicinais.