Campinas integra pesquisa do SUS sobre a saúde bucal da população

13/04/2010

Autor: Marco Aurélio Capitão

Campinas vai integrar um seleto grupo de municípios brasileiros que servirão de objeto de estudo em um questionário sobre as condições de saúde bucal da população - o SB 2010. A pesquisa, que tem a marca do SUS e o patrocínio do Ministério da Saúde, será aplicada em 16 municípios do Estado, a Capital e mais 15 cidades do interior.

Os responsáveis pela pesquisa no âmbito municipal são os gestores das Secretarias Municipais de Saúde. Em Campinas, os profissionais que vão atuar na pesquisa começaram a ser capacitados na segunda-feira, dia 12. Também estão sendo treinados no município, equipes das cidades de Bragança Paulista e Cosmópolis. A preparação inclui conteúdos teórico e prático.

Nesta quarta-feira, dia 14, a Coordenação de Saúde Bucal da Secretaria Municipal de Saúde de Campinas, com cinco equipes compostas por um dentista e um auxiliar cada uma visitam duas escolas da Região do Santa Mônica. Na quinta-feira as visitas ocorrerão em Barão Geraldo, pela manhã e no Taquaral, à tarde.

Essas visitas, conforme explica o cirurgião dentista Isamu Murakami, coordenador de Saúde Bucal de Campinas, têm a função de calibrar o método de trabalho. Em outras palavras, Isamu explica que as visitas “procuram padronizar o atendimento, para que todos os profissionais vejam o mesmo problema de maneira uniforme”.

Isamu esclarece que durante as visitas os profissionais examinam crianças de 5 a 12 anos. Já o embasamento teórico acontece na sede da Associação dos Cirurgiões Dentistas de Campinas (ACDC). Essa capacitação está sendo ministrada e coordenada pelo cirurgião dentista Eduardo Sant’Anna Vítor, da Secretaria Municipal de Saúde.

Com o SB 2010, no entender do coordenador, será possível traçar um diagnóstico completo da área e aprimorar as políticas de saúde bucal no SUS.

O SB 2010 tem início na próxima segunda-feira, dia 19, quando as equipes visitarão 240 domicílios da região do CS Integração, no Parque dos Eucaliptos, região noroeste. No dia 27 o projeto tem continuidade com a vista em mais 240 residências da área de abrangência do CS São Domingos, região sul. Segundo Isamu, a pesquisa será feita por amostragem, em setores censitários sorteados pela coordenação estadual do SB 2010 (Escola de Saúde Pública da USP).

“As pessoas a serem examinadas dependem da casualidade, já que serão pesquisadas faixas etárias de 5 anos, 12 anos, 15 a 19 anos, 35 a 44 anos e idosos de 65 a 74. Portanto, dependerá de encontrar pessoas nestas faixas de idade nos domicílios”, esclarece o dentista.

Durante o exame bucal, os pesquisadores, isto é, os próprios dentistas, avaliarão cáries de coroa e raiz, condição periodontal, fluorose, traumatismo dental, edentulismo e necessidade de prótese e condição de oclusão dentária (mordida). O resultado deve ser enviado ao Ministério da Saúde até dia 20 de maio.

A Coordenadoria de Saúde Bucal de Campinas solicita que os moradores colaborem recebendo as equipes em suas residências. Elas estarão devidamente identificadas com crachá e jaleco. O exame bucal é indolor e é necessário responder um questionário que será apresentado pelos dentistas.