Delegação peruana visita Campinas para conhecer rede pública de saúde

14/04/2010

Autor: Marco Aurélio Capitão

O prefeito de Campinas, Dr. Hélio de Oliveira Santos recebeu na manhã de ontem, no Salão Azul da Prefeitura, uma comitiva de profissionais da área de saúde do Peru que veio a Campinas conhecer o funcionamento da rede municipal de Saúde. Os peruanos chegaram em Brasília no domingo, dia 11, quando participaram de um seminário com a presença dos ministros da Saúde do Brasil, José Gomes Temporão e do Peru, Oscar Ugarte Ubilluz. No encontro desta quarta-feira, em Campinas, Fernando José Assoni, Coordenador geral de Integração Regional do Ministério da Saúde do Brasil, representou o ministro Temporão e, pelo Peru, Dalia Miroslava Suarez, diretora do Aseguramiento Universal en Salud, representou Oscar Ugarte.

A vista, conforme explicou Fernando José Assoni, objetiva intensificar o acordo de cooperação técnica entre os dois países. Ele esclareceu que os peruanos já iniciaram um amplo projeto de reforma do sistema público de saúde no seu país e que, por sugestão do ministro Temporão, vieram a Campinas para conhecer o funcionamento do Sistema Único de Saúde (SUS). “Sabemos dos avanços conquistados no Brasil e, em particular, em Campinas, na área de saúde, e temos plena convicção de que eles podem aprender muito com nossos acertos e até com nossos erros”, explicou o coordenador.

Na recepção à comitiva estrangeira, Dr. Hélio Oliveira Santos afirmou que Campinas tem uma relação estreita com a implantação do SUS no Brasil. “Há 40 anos, temos registros aqui em Campinas dos primeiros movimentos que impulsionaram o estabelecimento do Programa Único de Saúde. Desde então muita coisa foi feita e ainda há muito por fazer. O prefeito destacou os avanços na saúde conseguidos no governo Lula, com destaque para a diminuição dos índices de mortalidade infantil e na saúde da mulher e do idoso.

No entanto, Dr. Hélio ressaltou aos peruanos que um dos maiores desafios que a cidade enfrenta no momento é a “tragédia do crack”. No modo de ver do chefe do Executivo, o vício dessa droga está trazendo “prejuízos irreparáveis para a saúde dos nossos jovens, principalmente crianças e adolescentes. Esse problema – frisou o prefeito - acaba trazendo agravos para outros setores também de vital importância como a educação, a segurança e o desenvolvimento”. Dr. Hélio adiantou que já iniciou conversas com o Governo Federal para iniciar um projeto arrojado que atue de forma incisiva sobre esse problema.

O prefeito de Campinas recebeu a comitiva acompanhado do secretário municipal de Saúde de Campinas, José Francisco Kerr Saraiva, da diretora técnica de Saúde, Maria Cecília Brandt Piovesan, da coordenadora do Programa Municipal de Saúde do Adulto e do Idoso, Jane Márcia Emídio Dias, do apoiador de Saúde Mental, Deivisson Vianna, da coordenadora de Saúde Ambiental, Janete Navarro, da coordenadora do Centro de Educação dos Trabalhadores da Saúde do Trabalhador (Cets), Alóide Ladeia Guimarães e do secretário municipal de Cooperação Internacional, Romeu Santini.

A comitiva peruana composta por Manuel Jumpa Santamaría, Alexander Taref, Luis Miguel León, Luis Manrique, Henry Ramirez, Manuel Nuñez, Victor Dongo, Liliana la Rosa Huertas, além de Dalia Miroslava Suarez, após a recepção feita pelo prefeito Hélio de Oliveira Santos, assistiu uma apresentação do funcionamento da saúde em Campinas, feita pelo secretário municipal José Francisco Kerr Saraiva. Na sua demonstração, com apoio de recursos visuais, Saraiva falou sobre atenção básica, especialidades, saúde bucal, saúde mental, saúde da mulher, do idoso, da criança, práticas integrativas, serviços de urgência e de farmácia.

No período da tarde, os peruanos participaram de atividades nos Centros de Saúde (CS) do Jardim São José, área de abrangência do Distrito Sul e, no CS Jardim Aurélia, incluída na abrangência do Distrito Norte. Conforme explicou o secretário de Saúde, “esta é uma boa oportunidade para os visitantes conhecerem o funcionamento das nossas unidades, o fluxo de informações e rede de cuidado”.