Unidades da Farmácia Popular em Campinas já disponibilizam medicação contra a nova gripe

15/04/2010

Autor: Marco Aurélio Capitão

O fosfato de oseltamivir, medicamento usado no tratamento da gripe H1N1, começou a ser disponibilizado gratuitamente nesta quinta-feira, 15 de abril, pelo Programa Farmácia Popular, do Ministério da Saúde. Em Campinas, as duas unidades da Farmácia Popular estão abastecidas com o oseltamivir e prontas para atender à procura de pacientes com sintomas de gripe.

A Farmácia Popular 1, localizada na Rua Ferreira Penteado, 854, no Centro, conta com 3.400 cartelas, com dez comprimidos cada uma, que correspondem a 3.400 tratamentos. A Farmácia Popular 2, da Rua Clóvis Bevilaqua, 535, no Guanabara, foi abastecida com 300 cartelas. Ambas as farmácias funcionam de segunda à sexta-feira, das 8h às 18h e, aos sábados, das 8h ao meio- dia.

Marina Araujo, gerente da Farmácia Popular do Guanabara, esclarece que para retirar o oseltamivir o cidadão deve apresentar a carteira de identidade, o receituário de controle especial e o formulário de dispensação do oseltamivir. A prescrição do medicamento pode ser emitida tanto por médicos da rede pública como da privada. A receita tem validade de cinco dias e ficará retida na unidade da Farmácia Popular. “A receita dentro do prazo de validade é fundamental para que o paciente retire o medicamento gratuitamente”, disse Marina.

Cinara Bressan Bernardi, farmacêutica co-responsável pela Farmácia Popular do Centro de Campinas, complementa que o oseltamivir também está sendo disponibilizado nos hospitais Mário Gatti e no Complexo Hospitalar Ouro Verde. “Esse novo medicamento vem complementar o objetivo da Farmácia Popular, que é o de ampliar o acesso da população aos medicamentos e, no caso do oseltamivir, ele é dispensado gratuitamente”, esclarece.

Produção nacional.

O Instituto de Tecnologia em Fármacos (Farmanguinhos), da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), foi responsável pela produção do medicamento, a partir do princípio ativo que o Ministério da Saúde tinha em estoque. A entrega do oseltamivir para a rede do Programa Farmácia Popular também ficará sob responsabilidade de Farmanguinhos. O laboratório enviará ao Ministério relatórios quinzenais sobre a demanda em cada uma das unidades próprias. A intenção é monitorar a procura pelo remédio e controlar a distribuição dos tratamentos, de acordo com as necessidades locais.

Indicação específica.

O medicamento não é indicado para todo e qualquer caso de pessoa com sintoma de gripe. De acordo com as recomendações do Ministério da Saúde, o oseltamivir deve ser utilizado em pacientes com quadro de doença respiratória grave, cujo início dos sintomas tenha ocorrido no período de até 48 horas. O antiviral, segundo avaliação médica, também está indicado para tratamento de pacientes com sintomas de gripe que sejam portadores de fatores de risco, como doença crônica e gravidez. Porém, segundo a orientação do fabricante, o laboratório Roche, o medicamento deve ser usado durante a gravidez somente se o benefício justificar o risco potencial para o feto.

Farmácia Popular.

Criado em 2004, o Programa Farmácia Popular visa a ampliar o acesso da população a medicamentos essenciais. Os produtos são subsidiados pelo governo federal, que chega a arcar com 90% do valor. Atualmente, a rede alcança 410 municípios das 27 unidades da federação. Por mês, mais de 950 mil pessoas utilizam o serviço.

Volta ao índice de notícias