Projeto busca conscientizar Crianças em área com dengue

19/04/2010

Autor: Marco Aurélio Capitão

Tem início neste sábado, às 9h, no Jardim Líria, área de abrangência do Centro de Saúde (CS) Conceição, na região Leste de Campinas, o Projeto Minha Comunidade Limpa, que envolve cerca de 250 crianças que estudam na EMEF Lourenço Belocchio. Esse projeto tem como meta modificar a realidade do Jardim Líria, situado numa localidade onde, este ano, foi registrado o maior número de casos de dengue no município. São 70 casos até agora.

Ricardo Almeida, supervisor de Controle Ambiental da Visa Leste, explica que neste sábado, no início da manhã, as crianças participarão de uma oficina de hip-hop. Em seguida, acompanharão o arrastão no bairro que será feito pelas equipes da Secretaria de Saúde. “A idéia é mostrar que os resíduos acumulados são os maiores responsáveis pela proliferação do mosquito da dengue. Nossa intenção é modificar o hábito das crianças, uma vez que isso é mais difícil de fazer com os adultos”, disse o supervisor.

No Jardim Líria, segundo Ricardo Almeida, o trabalho das visitas domiciliares tem 40% de pendências, isto é, “quase metade das propriedades deixa de ser visitada devido à ausência dos moradores ou à resistência das pessoas em receber os agentes. Enquanto isso – lamenta o coordenador – cerca de 40 toneladas de lixo são acumuladas mensalmente nas margens do córrego e no entorno do bairro”.

Ricardo esclarece que o Jardim Líria, que abriga cerca de 320 famílias, localiza-se no entorno do Córrego Anhumas e que o acúmulo desordenado de resíduos, principalmente nas encostas do córrego ou na própria água, favorece a proliferação de vetores transmissores de doenças. O Projeto Minha Comunidade Limpa se propõe, ainda, a criar uma brinquedoteca e um ponto de lixeira comunitária.

O Projeto foi idealizado por Ricardo Almeida e conta com o apoio da supervisora geral da Visa Leste, Adriana R. de Oliveira; da coordenadora da Comunidade do Jardim Líria, Luci Imaculada Zacarias; da integrante do Coeduca, Dirce Fernandes Modesto; e da Diretoria da EMEF Lourenço Belocchio.

No próximo dia 25, na EMEF Lourenço Bellocchio haverá uma nova oficina de hip-hop, exposição de trabalhos feitos por alunos e sorteio de prêmios. “Com este projeto acreditamos que despertaremos nos moradores noções de cidadania, de pertencer à comunidade, ter responsabilidade sócio-ambiental pelo local onde se vive, tornando mais ágil e eficiente o trabalho de combate à dengue e a outras doenças e agravos com determinantes ambientais”, finalizou Ricardo.

Este ano, em Campinas, foram registrados 641 casos de dengue.

Volta ao índice de notícias