Laboratório Municipal faz 20 anos e a entrega de exames passa a ser 'on line'

19/04/2010

Autor: Marco Aurélio Capitão

O Laboratório Municipal de Patologia Clínica de Campinas, o mais amplo laboratório público municipal do Brasil e o maior laboratório de análises clínicas do município e do interior paulista, que realiza 3 milhões de exames por ano e onde mais de 150 mil pessoas já foram testadas para HIV, comemora nesta terça feira 20 anos de atividades. A solenidade comemorativa acontece às 9h, no anfiteatro do Complexo Hospitalar Ouro Verde. O evento terá a presença do prefeito de Campinas, Dr. Hélio de Oliveira Santos e do secretário Municipal de Saúde, José Francisco Kerr Saraiva.

A programação da solenidade inclui um culto ecumênico às 9h, seguido do plantio de árvores. A abertura da solenidade está a cargo da diretora do Distrito de Saúde Sudoeste, a farmacêutica Deise Fregni Hadich. Na sequência a coordenadora do Laboratório, a médica patologista clínica e sanitarista, Regina Cássia Simões Salles, faz a apresentação dos serviços do Laboratório. O prefeito Dr. Hélio, o secretário José Francisco Saraiva e o presidente da Câmara Municipal de Campinas, vereador Aurélio Cláudio, por sua vez, encerram as falas das autoridades.

Está prevista, ainda, para esta terça-feira a entrega de seis viaturas novas, tipo furgão, para o transporte de exames laboratoriais do Laboratório Municipal de Patologia Clínica de Campinas. Também será inaugurado o sistema “on line”, via web, de retirada de resultados de exames.

A implantação desse novo sistema, conforme explica Regina Cássia Simões Salles, coordenadora do Laboratório desde 1999, vai permitir que os centros de saúde fiquem conectados em tempo real com o Laboratório Municipal de Patologia Clínica de Campinas, instalado no Complexo Ouro Verde. Agora, poucas horas após a coleta de exames, a unidade de saúde, por meio de senha protegida, poderá acessar os resultados de exames dos pacientes, tornando mais ágil o processo de diagnóstico e tratamento.

“Além dos resultados dos exames ficarem prontos em menos de 12 horas, agora os laudos estão disponíveis em tempo real ‘on line’ para as unidades básicas e ficam à disposição dos médicos e pacientes”, informou a coordenadora do Laboratório.

Para alcançar toda esta tecnologia, a Prefeitura de Campinas, a partir de 2007, investiu R$ 9 milhões no processo de automação total e informatização e dotou o laboratório de um equipamento pioneiro no Brasil, que executa toda a fase pré-analítica da realização de exames, o que tornou o processo mais rápido, seguro e de qualidade comprovada.

Regina Cássia Simões Salles lembrou que o laboratório de Campinas é o primeiro no País e o terceiro da América Latina a contar com este sistema totalmente automatizado e informatizado. “A nova estrutura coloca a unidade na vanguarda de novas tecnologias no cenário mundial, já que o laboratório de Campinas é o primeiro no Brasil e o terceiro na América Latina a operar com esta técnica. Com isso, o sistema público de saúde do Brasil sai na frente e esse avanço acontece no nosso município”, afirmou.

A modernização do laboratório ocorreu em 4 etapas, a partir de julho de 2007, e com a finalização da implantação total do projeto em abril de 2010. A primeira etapa começou com a construção de uma rede lógica através de eletro-calha interligando todos os setores do Laboratório. Em seguida houve a instalação do sistema de informática laboratorial Matrix, avançado do ponto de vista de banco de dados, recursos do sistema e interfaciamento bidirecional entre computador e equipamentos utilizados no Laboratório. Na fase seguinte aconteceu a instalação de máquinas analisadoras de exames de bioquímica (exames de sangue, glicose, colesterol, triglicérides, acido úrico, etc) e de hormônios e imunologia (hepatites, exames de pré-natal, exames de tireóide, etc). Pouco tempo depois aconteceu a instalação do Módulo Pré-Analítico, que realiza de forma automatizada procedimentos que eram realizados manualmente, portanto mais demorados e sujeitos a erros humanos. Agora, a partir deste mês, o laboratório passa a disponibilizar resultados "on line" via web para as Unidades Básicas de Saúde.

Com a nova tecnologia, o laboratório ampliou o acesso ao serviço a mais 1,8 mil pacientes por dia por meio da coleta em 115 locais diferentes na cidade, entre centros de saúde e outras unidades próximas da casa de cada cidadão. A modernização também trouxe avanços em relação à qualidade e confiança, já que possibilitou introduzir o impresso único, que facilita o trabalho dos médicos e das equipes de saúde. As etiquetas de código de barras garantem que nenhum material seja trocado.

No processo de qualificação e modernização, o laboratório municipal também passou a ser sistematicamente avaliado em relação à qualidade dos exames, tendo recebido 100% de acertos da Sociedade Brasileira de Patologia Clínica por meio do Programa Controlab.

Atualmente, a unidade disponibiliza 322 exames diferentes, desde os mais simples até os mais complexos, de acordo com o quadro clínico de cada paciente. Um scanner de leitura digitaliza todas as requisições, processo também pioneiro em Saúde no Brasil. São realizados mais de 320 mil exames mensais, sendo que este resultado ainda está aliado a uma redução de custos diretos e indiretos.

“O laboratório municipal é um dos serviços mais antigos da rede e tem contribuído de forma decisiva para a qualidade e assistência prestada, fornecendo para a rede exames de qualidade em prazos cada vez menores. Participa da consolidação do SUS Campinas e promove atendimento cada vez mais digno para a nossa população. Além de reforçar a competência técnica, cuida intensamente das questões éticas e de sigilo e confiabilidade”, afirma a coordenadora do Laboratório desde 1.999.

Saiba mais.

O Laboratório Municipal de Patologia Clínica de Campinas atua com uma equipe 103 servidores, sendo 79 na área técnica, além de administrativos, auxiliares de limpeza, digitadores e auxiliares de manutenção. A unidade atua com coordenação e co-gerência, equipe de biossegurança, grupo de gerenciamento de resíduos, e participa ativamente do Conselho Distrital de Saúde Sudoeste. O Laboratório Municipal de Patologia Clínica de Campinas fica no Complexo Ouro Verde, na avenida Ruy Rodrigues, 3434. O telefone do serviço é (19) 3266- 1728.

Volta ao índice de notícias