Laboratório comemora 20 anos, ganha seis viaturas e automatiza atendimento

20/04/2010

“Um laboratório que processa mais de 300 mil exames mensais, que atende 1.800 pessoas diariamente e que a partir de agora mantém contato on line, em tempo real, com mais de cem unidades de saúde do município, com certeza devolve à sociedade, em relação ao seu custo, um serviço de qualidade que é traduzido em satisfação e segurança”. Dessa forma o secretário Municipal de Saúde, José Francisco Kerr Saraiva, referiu-se ao Laboratório Municipal de Patologia Clínica de Campinas, que nesta terça-feira, dia 20, completou 20 anos de funcionamento.

Na festa de aniversário do Laboratório, realizada na manhã de ontem no Complexo Hospitalar Ouro Verde, o secretário de Saúde e a coordenação do Laboratório anunciaram a implantação do sistema “on line”, via web, de retirada de resultados de exames. Foi anunciada, ainda, a aquisição de seis viaturas novas, tipo furgão, para o transporte de exames laboratoriais do Laboratório Municipal de Patologia Clínica de Campinas.

O secretário de Saúde, que na solenidade representou o prefeito Dr. Hélio de Oliveira Santos, ressaltou a importância da automação do Laboratório Municipal. “Resultado confiável, é tudo o que o profissional de saúde quer. Afinal, um exame alterado pode levar a um erro de diagnóstico e isso pode resultar em um tratamento equivocado e tudo isso é muito prejudicial para os pacientes. Depois de muito trabalho, contamos hoje com um laboratório com equipamentos de última geração, que trabalham com cem por cento de assertividade”, destacou o secretário.

A coordenadora do Laboratório, a médica patologista clínica e sanitarista, Regina Cássia Simões Salles, em sua fala, esclareceu que, a partir de agora, com os novos equipamentos, instalados no Laboratório em parceria com a empresa Roche do Brasil,

os centros de saúde ficarão conectados em tempo real com o Laboratório Municipal de Patologia Clínica de Campinas, instalado no Complexo Ouro Verde. “Agora, em menos de 12 hora após a coleta de exames, a unidade básica de saúde, por meio de senha, poderá acessar os resultados de exames no sistema ‘on line’, num processo que torna mais rápido tanto o diagnóstico como o tratamento do paciente”, explicou a médica.

Para alcançar toda esta tecnologia, a Prefeitura de Campinas, a partir de 2007, investiu R$ 9 milhões no processo de automação total e informatização e dotou o laboratório de um equipamento pioneiro no Brasil. De acordo com a médica, na relação produção/custeio, segundo dados do Fundo Municipal de Saúde (FMS), o Laboratório Municipal produz um total de R$ 15.027.486,69 a um custeio de R$ 12.904.016,76, o que deixa um superávit de R$ 2.123.469,93.

Regina Cássia Simões Salles explicou ainda que, no processo de qualificação e modernização, o laboratório municipal também passou a ser sistematicamente avaliado em relação à qualidade dos exames, tendo recebido 100% de acertos da Sociedade Brasileira de Patologia Clínica por meio do Programa Controlab.

Saiba mais.

O Laboratório Municipal de Patologia Clínica de Campinas atua com uma equipe 103 servidores, sendo 79 na área técnica, além de administrativos, auxiliares de limpeza, digitadores e auxiliares de manutenção. A unidade atua com coordenação e co-gerência, equipe de biossegurança, grupo de gerenciamento de resíduos, e participa ativamente do Conselho Distrital de Saúde Sudoeste. O Laboratório Municipal de Patologia Clínica de Campinas fica no Complexo Ouro Verde, na avenida Ruy Rodrigues, 3434. O telefone do serviço é (19) 3266- 1728.