Congresso de secretários de saúde reúne mais de 1,5 mil pessoas em Campinas

22/04/2010

Autor: Denize Assis

Aproximadamente 1,5 mil profissionais do Sistema Único de Saúde (SUS) do Estado de São Paulo estão mobilizados desde quarta-feira, dia 21 de abril, e até sexta-feira, dia 23, em Campinas, no The Royal Palm Plaz, no XXIV Congresso de Secretários Municipais de Saúde do Estado de São Paulo. O encontro, que tem como tema Os municípios construindo redes no SUS, reúne secretários e secretárias de Saúde e trabalhadores de todas as 645 cidades paulistas e consiste no maior congresso já realizado em número de participantes.

Na quarta-feira, 21, aconteceu o debate O olhar dos Colegiados de Gestão Regionais (CGRs) sobre o tema do congresso, com os facilitadores Sílvio Fernandes da Silva, assessor técnico do Conselho Nacional de Secretários Municipais de Saúde (Conasems), e Gastão Wagner de Souza Campos, professor titular e chefe do Departamento de Medicina Social da Faculdade de Ciências Médicas da Unicamp. A mediadora foi a médica Maria do Carmo Cabral Carpintéro, presidente do Cosems.

Nesta quinta-feira, 22, de manhã, ocorreu a roda de conversa A construção de redes no SUS, coordenada pelo secretário de Saúde de Campinas, José Francisco Kerr Saraiva, 2º vice-presidente do Cosems/SP. Os expositores foram os médicos Adail de Almeida Rollo, diretor de Articulação de Redes de Atenção do Ministério da Saúde; Rogério Carvalho Santos, deputado estadual de Sergipe; e João José Candido da Silva, secretário de Saúde de Florianópolis.

A abertura oficial do Congresso acontece nesta quinta-feira, a partir das 18h, com presença do prefeito de Campinas, dr. Hélio de Oliveira Santos, e do secretário de Estado da Saúde, Luiz Roberto Barradas Barata.

“Este encontro é muito importante para o Estado de São Paulo e pro SUS Brasil. Trata-se do 24º congresso e consiste num momento de reflexão, discussão, avaliação, de ampla troca de experiências e também de fazer propostas para a consolidação do SUS”, disse Maria do Carmo Cabral Carpintéro, presidente do Cosems.

Segundo Maria do Carmo, com o tema escolhido, a expectativa é que o congresso seja uma oportunidade de reforçar os laços existentes, construir novas possibilidades e de estimular trocas entre as esferas de gestão e entre todos que fazem parte da imensa rede que é o SUS no Estado de São Paulo.

O médico sanitarista e reumatologista Odílio Rodrigues Filho, secretário de Saúde de Santos e 1º vice-presidente do Cosems/SP, afirmou que as discussões do Congresso ocorrem no sentido de reafirmar o compromisso com o SUS e seus princípios. “Nosso objetivo principal é fortalecer o SUS. Entre os desafios impostos estão a questão do financiamento, a definição de um modelo de atenção básica para o Estado de São Paulo e os recursos humanos”, disse.

Para o secretário de Saúde de Campinas, José Francisco Kerr Saraiva, 2º vice-presidente do Cosems/SP, o Congresso é um evento estratégico para planejamento das ações das políticas do SUS. “O Congresso oferece 10 cursos, 10 rodas de conversa, um debate e duas grandes conversas, assim chamadas para que as mesas sejam pautadas pela interação e participação ampla dos presentes”, disse.

Durante o evento acontece a IX Mostra de Experiências Exitosas dos Municípios com a segunda edição do Prêmio David Capistrano para os 10 melhores trabalhos da mostra. Ao todo, 430 trabalhos foram inscritos, sendo 108 de Campinas. O objetivo da mostra, segundo José Francisco Saraiva, é proporcionar a integração entre os participantes e a troca de experiências para que a diversidade de vivências acrescente soluções inovadoras e fortaleça a construção do SUS.

No Congresso, ainda será lançado o Sistema Nacional de Gestão da Assistência Farmacêutica – HÓRUS – desenvolvido pelo Ministério da Saúde. O HÓRUS é um sistema informatizado para gestão da assistência farmacêutica.

Nos três dias de congresso estão sendo realizadas apresentações culturais. A Rádio Educativa divulga ao vivo os acontecimentos do evento.

O encerramento do Congresso será às 17h30 de sexta-feira. Após, às 19h, ocorre Assembléia geral mordinária dos secretários. O The Royal Palm Plaza fica na avenida Royal Palm Plaza, 277, Jardim Nova Califórnia.