Campinas promove campanha para marcar Dia da Hipertensão

23/04/2010

Autor: Denize Assis

Para marcar o Dia Nacional da Prevenção e Controle da Hipertensão Arterial, ou Pressão Alta, a Secretaria de Saúde de Campinas vai desenvolver uma série de atividades em dois Pólos do Programa Viva Mais – Parque das Águas e Centro de Vivência dos Idosos do Taquaral – e no Largo da Catedral na segunda-feira, dia 26, das 8h às 12h, e nas unidades básicas durante todo dia. As pessoas poderão aferir a pressão arterial, vão receber orientações e os casos que estiverem alterados serão encaminhados para tratamento. O objetivo é chamar a atenção da sociedade e alertar para a importância do cuidado com a pressão alta.

A abertura das atividades será às 8h45 na praça Rui Barbosa, atrás da Catedral, com presença da coordenadora da Saúde do Idoso, Jane Emídio Dias, e do secretário municipal de Saúde, José Francisco Kerr Saraiva.

A doença que atinge 30% da população brasileira, chegando a mais de 50% na terceira idade e está presente em 5% das crianças e adolescentes no Brasil, é responsável por 40% dos infartos, 80% dos acidentes vascular cerebral (AVC) e 25% dos casos de insuficiência renal termina. As graves conseqüências da pressão alta podem ser evitadas, desde que os hipertensos conheçam sua condição e mantenham-se em tratamento.

Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), as Doenças Crônicas Não Transmissíveis (DCNT), inclusive a hipertensão, são responsáveis por 59% dos óbitos no mundo, chegando a 75% das mortes nos países das Américas e Caribe. No caso do Brasil, 62,8% do total de mortes por causas conhecidas, em 2004, estavam relacionadas à DNT

Em Campinas.

Segundo boletim nº 38, de Mortalidade em Campinas, a hipertensão arterial tem alta prevalência na população de Campinas e afeta cerca de metade dos moradores do município com 60 anos ou mais. De acordo com o documento, a pressão alta constitui uma causa associada ou contribuinte – está referida na declaração de óbito sem ser considerada causa básica – de 45% das mortes por diabetes mellitus e de 35% das mortes por doença cerebrovascular.

Para atender os portadores de hipertensão, a Secretaria de Saúde de Campinas atua em consonância com Programa Nacional de Atenção a Hipertensão Arterial e Diabetes Mellitus. O programa compreende um conjunto de ações de promoção de saúde, prevenção, diagnóstico e tratamento dos agravos da hipertensão. O objetivo é reduzir o número de internações, a procura por serviços de urgência, os gastos com tratamentos de complicações, aposentadorias precoces e mortalidade cardiovascular, com a conseqüente melhoria da qualidade de vida dos portadores.

saiba mais.

Hipertensão, usualmente chamada de pressão alta, é ter a pressão arterial, sistematicamente, igual ou maior que 14 por 9. A pressão se eleva por vários motivos, mas principalmente porque os vasos nos quais o sangue circula se contraem.

O coração e os vasos podem ser comparados a uma torneira aberta ligada a vários esguichos. Se fecharmos a ponta dos esguichos a pressão lá dentro aumenta. O mesmo ocorre quando o coração bombeia o sangue. Se os vasos são estreitados a pressão sobe.

Volta ao índice de notícias