Congresso que discute o SUS foi aberto oficialmente nesta quinta-feira

23/04/2010

Autor: Denize Assis

O 24º Congresso de Secretários Municipais de Saúde do Estado de São Paulo foi aberto oficialmente na noite desta quinta-feira, 22 de abril, no Hotel The Royal Palm Plaza, em Campinas, pelo prefeito Hélio de Oliveira Santos. Organizado pelo Conselho de Secretários Municipais de Saúde do Estado de São Paulo (COSEMS/SP) e pela Secretaria Municipal de Saúde de Campinas, o evento conta com a participação de mais de 1,5 mil pessoas entre gestores e trabalhadores do Sistema Único de Saúde (SUS) de São Paulo, além de representantes da Secretaria de Estado da Saúde, de outros estados brasileiros e do Ministério da Saúde.

“Campinas tem a honra de receber, mais uma vez, o Congresso do Cosems e se sente especialmente orgulhosa de abrigar um encontro que discute o Sistema Único de Saúde. A luta pelo SUS vem de longe. Hoje temos um SUS maduro, que serve de exemplo, que é paradigma. Mas ao mesmo tempo temos que aprofundar, ampliar, estabelecer um ‘Q’ de qualidade a este sistema. Para isso, temos que ter um visão crítica em relação à lei de responsabilidade fiscal, aprofundar nos aspectos da formação de profissionais e discutir o papel da comunicação com o objetivo de melhorar o diálogo com a comunidade e transferir mais saber e conhecimento para a população”, disse dr. Hélio.

Além do prefeito, na mesa de abertura estavam presentes: o médico sanitarista Adail de Almeida Rollo, representando o ministro da Saúde José Gomes Temporão; Maria Iracema Leonardi, representando o secretário de Estado, Luiz Roberto Barradas Barata; o presidente do Conasems, Antonio Carlos Figueiredo Nardi; Maria do Carmo Cabral Carpintéro, presidente do Cosems/SP; o secretário de Saúde de Campinas, José Francisco Kerr Saraiva, 2° vice-presidente do Cosems/SP; Vânia Barbosa Nascimento, da Associação de Saúde Pública; o presidente do Conselho Municipal de Saúde de Campinas, Pedro Humberto Scavariello; e representantes da Assembléia Legislativa.

José Francisco Saraiva disse, na abertura, que o congresso é um momento de celebração da construção coletiva do SUS. “É com orgulho, alegria e emoção que Campinas recebe a todos os participantes. São Paulo veio para o debate com o objetivo de alavancar a construção do SUS. E a principal discussão aqui trata-se de um trabalho duro, árduo que é a construção de redes para que a população possa ter acesso, com qualidade, perto da sua casa, para que o SUS possa ser mais justo, mais digno e, acima de tudo, mais humanizado”, disse o secretário.

A presidente do Cosems, Maria do Carmo Carpintéro, disse que o Congresso é um momento de emoção, de reflexão, de trocas e de avaliar de maneira mais crítica o Sistema Único de Saúde. “É muito interessante estar aqui e poder compartilhar de experiências, do que de melhor os municípios estão fazendo e poder refletir sobre os avanços e dasafios em busca do SUS mais justo, mais humano, mais solidário. Também quero deixar o manifesto do Cosems em defesa da reforma psiquiátrica e pela realização da Conferência de Saúde Mental no Estado de São Paulo”, afirmou.

Após a abertura do evento, os participantes foram convidados a assistir a apresentação da Orquestra Sinfônica Municipal de Campinas.

Nesta sexta-feira, dia 23, o congresso terá o segundo período de cursos; uma grande conversa com o tema: para onde caminha o SUS no Estado de São Paulo, da qual participam Luiz Roberto Barradas Barata, secretário de Estado da Saúde, Gilson Carvalho, médico pediatra e de saúde pública, Nelson Rodrigues dos Santos, diretor do Centro Brasileiro de Estudos da Saúde (CEBES) e presidente do Instituto de Direito Sanitário Aplicado (IDISA), e Maria do Carmo Cabral Carpintéro. O coordenador da mesa será Odílio Rodrigues Filho, secretário municipal de Saúde de Santos e 1º vice-secretário do Cosems/SP.

À tarde serão premiados os trabalhos na mostra David Capistrano de experiências exitosas em saúde. Ao todo, foram inscritos mais de 400 trabalhos. Após, ocorre encerramento e assembléia geral ordinária dos secretários.

Sobre o Cosems/SP.

O Conselho de Secretários Municipais de Saúde do Estado de São Paulo “Dr. Sebastião de Moraes” (COSEMS/SP) foi criado em 1988. A entidade tem se constituído num importante ator político no processo de construção do Sistema Único de Saúde (SUS), no Estado de São Paulo. Como entidade que representa e defende os interesses dos municípios nas pactuações e arenas políticas onde ocorrem disputas de projetos, o COSEMS/SP participou e, em muitas situações, conseguiu mudar os rumos dos acontecimentos, no sentido da descentralização e da mudança nas relações de poder entre as esferas de governo.