Começa neste sábado a 9ª Campanha para prevenção de câncer bucal em Campinas

23/04/2010

Autor: Marco Aurélio Capitão

Tem início em Campinas neste sábado, 24, estendendo-se até o dia 7 de maio, a 9ª Campanha de Prevenção e Detecção Precoce de Câncer Bucal, que coincidirá com a etapa da Campanha de Vacinação contra H1N1 em idosos com doenças crônicas, no município. A 9ª Campanha, organizada pela Área de Saúde Bucal do Departamento de Saúde da Prefeitura, envolve todos os centros de saúde que, excepcionalmente amanhã, estarão abertos das 9h às 17h. Todas as pessoas que comparecerem para receber a dose da vacina contra a nova gripe serão convidadas a fazer o exame clínico nos tecidos moles da boca, como língua, lábio e bochecha.

Importante lembrar que, além dos doentes crônicos, também poderão ser vacinados neste sábado, contra a H1N1, todos os convocados nas etapas anteriores que ainda não tomaram sua dose, o que inclui gestantes, crianças de 6 meses a menores de 2 anos - que já estão no momento da segunda dose - e jovens saudáveis de 20 a 29 anos, além de trabalhadores da área de saúde que atuam no enfrentamento da epidemia da nova gripe.

O dentista Isamu Murakami, coordenador da Área Técnica de Saúde Bucal do Departamento de Saúde da Secretaria, explica que os casos diagnosticados com lesões serão orientados para receber tratamento nas próprias unidades de saúde e os que apresentarem suspeita de malignidade encaminhados para as referências especializadas nos Centros de Especialidades Odontológicas (CEO) do Complexo Hospitalar Ouro Verde (Chov) e do Centro de Saúde Florence ou, ainda, para a Clínica de Diagnóstico Bucal da Associação dos Cirurgiões Dentistas de Campinas (ACDC). Todos os exames e tratamento são realizados pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

Conforme ressaltou Isamu, assim como no ano passado, o Conselho Regional de Odontologia (CRO) de São Paulo apoia a iniciativa com a doação de 15 mil folders sobre “Cuidados preventivos e como realizar auto exames”. O material educativo será utilizado durante as ações preventivas e distribuído aos participantes.

O coordenador da Área Técnica de Saúde Bucal lembra que em 2009, em Campinas, foram examinados 24.470 pacientes, sendo que desse total 2.279 pessoas apresentaram algum tipo de alteração, que foram encaminhadas para algum tipo de tratamento. O total de exames de 2009 representou um aumento de 23,8 % em relação a 2008 que foi de 19.753 exames realizados.

“Isso mostra que houve um fortalecimento nas ações preventivas por parte da Secretaria de Saúde no que diz respeito aos tecidos moles da boca. É muito importante que as pessoas visitem periodicamente os dentistas para esse tipo de exame e essa campanha, no sábado, atende exatamente aqueles que não têm tempo de fazer isso nos dias de semana”, esclarece Isamu.