Dia da prevenção da Pressão Alta envolve mais de mil em Campinas

27/04/2010

Autor: Marco Aurélio Capitão

Mais de mil pessoas participaram nesta segunda-feira, 26 de abril, do Dia Nacional da Prevenção e Controle da Hipertensão Arterial, ou Pressão Alta, promovido pela Secretaria de Saúde de Campinas. A data foi marcada por uma série de atividades em dois pólos do Programa Viva Mais – Parque das Águas, no Jambeiro e Centro de Vivência dos Idosos do Taquaral – e na Praça Ruy Barbosa, atrás da Catedral, no Centro da cidade. Também foram promovidas ações nos 63 Centros de Saúde durante todo dia. As pessoas puderam aferir a pressão arterial e receberam informações sobre a doença, formas de prevenção, além de terem sido orientadas sobre onde buscar tratamento.

A campanha de alerta sobre a hipertensão é uma parceria entre o Ministério da Saúde e as Sociedades Brasileiras de Cardiologia, de Hipertensão e de Nefrologia e as Secretarias Municipais de Saúde. A principal mensagem é: “Prevenir a pressão alta depende de escolhas individuais”. São enfocadas ações como diminuir a quantidade de sal na comida e manter o peso saudável. Além disso, as peças da campanha incentivam o consumo de frutas e hortaliças e a prática frequente de exercícios.

A abertura das atividades, na Praça Rui Barbosa, aconteceu às 9h com a presença do secretário municipal de Saúde José Francisco Kerr Saraiva e da coordenadora da Saúde do Adulto e do Idoso, Jane Emídio Dias. “O Brasil vive uma pandemia desta doença com mais de 30 milhões de hipertensos, sendo que metade nem sabe que tem a doença. Em Campinas, de cada dois idosos, um é hipertenso. Todos precisam saber que a hipertensão pode levar ao derrame, ao infarto ou a uma doença renal crônica”, advertiu o secretário.

Das 800 pessoas examinadas durante todo o dia na Praça Rui Barbosa, segundo a Secretaria de Saúde, 17% apresentaram pressão arterial acima da normal. No Parque das Águas, dos 120 auferidos, 16% estavam com pressão alta. No entanto, mais preocupante foi o índice de pressão alta registrado no Centro de Vivência do Idoso (CVI). Das 70 pessoas examinadas, 26% estavam com a pressão alterada.

As pessoas que passaram pelo CVI tiveram a oportunidade de assistir uma palestra com o médico geriatra do Complexo Hospitalar Ouro Verde (Chov), Davi Opalaya. As atividades foram acompanhadas, ainda, por nutricionistas do Distrito Leste, pelos alunos de Nutrição da Metrocamp e por alunos de Enfermagem da Unip.

No Brasil.

A proporção de brasileiros diagnosticados com hipertensão arterial cresceu de 21,5%, em 2006, para 24,4%, em 2009. Os dados fazem parte de levantamento anual do Ministério da Saúde e foram divulgados nesta segunda-feira (26), Dia Nacional de Prevenção e Combate à Hipertensão. Para enfrentar o avanço da doença, o ministro da Saúde, José Gomes Temporão, e representantes das sociedades brasileiras de Cardiologia, de Hipertensão e de Nefrologia lançam uma campanha de alerta à população.

“A alimentação inadequada e o sedentarismo são aliados das doenças cardiovasculares. Quem costuma comer carne com gordura, deixa de lado alimentos saudáveis e não se exercita é forte candidato a ter pressão alta”, avalia a coordenadora do Programa Nacional de Hipertensão Arterial e Diabetes do Ministério da Saúde, Rosa Maria Sampaio.

Saiba mais.

A pessoa é considerada hipertensa quando a pressão arterial é igual ou superior a 14 por 9. A doença é causada pelo aumento na contração das paredes das artérias para fazer o sangue circular pelo corpo. Esse movimento acaba sobrecarregando vários órgãos, como coração, rins e cérebro. Se a hipertensão não for tratada, algumas das complicações são: entupimento de artérias, Acidente Vascular Cerebral (AVC) e infarto.