Saúde Integrativa participa de Congresso de Acupuntura em SP neste final de semana

29/04/2010

Autor: Marco Aurélio Capitão

Neste final de semana, de 30 de abril a 2 de maio, o médico acupunturista William Hyppólito Ferreira, coordenador Municipal da Saúde Integrativa da Secretaria de Saúde de Campinas, participa do II Congresso Mundial Yamamoto New Scalp Acupunture (YNSA), que acontece na Secretaria de Agricultura e Abastecimento, no Bairro da Água Funda, em São Paulo.

O evento contará com a presença do Professor Dr. Toshikatsu Yamamoto, inventor da técnica que consiste na aplicação de agulhas de acupuntura na região frontal e temporal (na testa e lateral da cabeça) dos pacientes com a finalidade de proporcionar tratamento e alívio de dores agudas e crônicas.

A intervenção do médico campineiro William Hyppólito Ferreira no Congresso está programada para às 15h20 desta sexta, dia 30, ocasião em que abordará os resultados do emprego da YNSA na Rede Pública de Saúde de Campinas. William Hyppólito explica que a técnica foi desenvolvida há mais de trinta anos e é aplicada em diversos países, principalmente na Europa. O médico lembra que existem mais de sete mil trabalhos publicados sobre a técnica de Yamamoto que, inclusive, comprovam seus efeitos positivos em pacientes com sequelas de Acidente Vascular Cerebral (AVC).

Segundo o médico acupunturista, a área de Práticas Integrativas da Secretaria de Saúde tem como diretriz expandir estas técnicas como a acupuntura, homeopatia, entre outras, na rede pública municipal de saúde. “São terapias que até há pouco tempo eram restritas a consultórios e clínicas particulares. Agora – ressalta – estamos trabalhando para que o maior número possível de pessoas conheça e tenha acesso a essas práticas”.

Atualmente, a Secretaria Municipal de Saúde de Campinas disponibiliza, na sua rede própria de serviços, acupuntura, homeopatia, fitoterapia, osteopatia e o corpo em movimento, que possui subprogramas como lian gong, meditação tai chi chuan, chikung, consciência postural, movimento vital expressivo e caminhar para a saúde.

Para a manipulação e dispensação de medicamentos fitoterápicos à população, a Rede Municipal de Saúde de Campinas conta com a Botica da Família, incluída no Programa de Fitoterapia implantado no município em 1990. Esse programa trabalha com doze medicamentos extraídos de plantas, todos elaborados na Botica da Família. William Hyppólito destaca que a Organização Mundial da Saúde (OMS) cada vez mais incentiva e recomenda a adoção dessas modalidades de atenção à saúde. “Esta política fortalece os princípios do SUS, de humanização e integralidade”, diz o acupunturista.