Igreja reúne mais de mil fiéis contra a dengue neste feriado de 1º de maio

29/04/2010

Autor: Marco Aurélio Capitão

O Programa Mãos que Ajudam, uma iniciativa exemplar da Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias, em Campinas, colocará mais de mil pessoas nas ruas neste sábado, 1º de maio, Dia do Trabalho, para conscientizar a população sobre a necessidade da adoção de medidas preventivas contra a dengue. O programa será desenvolvido em parceria com a Vigilância em Saúde (Visa) do Distrito Norte, que capacitou cerca de quarenta membros da Igreja e disponibilizou 20 mil panfletos para serem distribuídos pelos fiéis em diversos bairros de Campinas.

Mara Lúcia Bracale, diretora da Igreja na área de Assuntos Públicos Multiestação da Região de Campinas, que abrange outros 16 municípios, explica que todo ano, no dia 1º de maio, os fiéis costumam arrecadar alimentos para as famílias carentes. “Nós chamamos esse programa desenvolvido no dia 1º de maio de “Dia do Trabalho Voluntário”, esclareceu.

Neste ano, segundo ela, a Igreja decidiu desenvolver um trabalho diferente, considerando a necessidade prioritária da cidade. “Pelos noticiários percebemos que a Prefeitura enfrenta muitos desafios no controle da dengue. Entre as ações recentes, inclusive foram contratos agentes de saúde para combater o mosquito. Por isso, decidimos adiar a arrecadação de alimentos para julho e aproveitar o 1º de maio para engrossar essa campanha”, explicou Mara Lúcia.

No entender da diretora da Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias, “não adianta a Prefeitura contratar duzentos ou trezentos agentes se a sociedade civil não fizer a sua parte. O Poder Público, sozinho, não dá conta de resolver todos os problemas, daí a importância desse trabalho de conscientização”. Mara Lúcia explica que, de acordo com o que foi repassado durante a capacitação, “nosso trabalho vai ser de porta em porta, no diálogo com o morador, nada de deixar o panfleto no portão e ir embora”.

A médica Tosca de Lucca, coordenadora do Programa de Dengue do Distrito Norte, explicou que no trabalho de capacitação junto às lideranças religiosas, a Visa Norte buscou dar ênfase para o controle dos possíveis criadouros do Aedes aegypti nas residências. “Os líderes foram capacitados para sensibilizar e mostrar a cada morador os riscos que os criadouros podem trazer para a saúde de todos. As pessoas envolvidas nesse programa estão muito empenhadas e, sem dúvida, conseguiremos ótimos resultados”, explicou Tosca.