Ações marcam Semana Estadual De Mobilização contra a Dengue

01/04/2011

Autor: Denize Assis

A Secretaria de Saúde de Campinas promove a partir de segunda-feira, 4 de abril, e até sexta-feira, dia 8, uma série de atividades de informação, educação e mobilização social contra a dengue para marcar a Semana Estadual de Combate a Dengue. As ações visam alertar a população sobre a importância de eliminar criadouros do mosquito Aedes aegypti.

Na segunda-feira, no período da manhã, serão promovidas várias ações educativas no Jardim Líria, na área de abrangência do Centro de Saúde Conceição, região leste do município. As crianças que estudam na EMEF Lourenço Belocchio vão participar de uma gincana que consistirá na coleta de potenciais criadouros e na troca por prêmios. Também acontece palestra com uma engenheira ambiental que vai falar sobre a importância da disposição correta dos resíduos.

A atividade é promovida pela Vigilância em Saúde Leste que vai mobilizar os ajudantes de controle ambiental, agentes comunitários de saúde e supervisores de dengue, com apoio da Macrozona Centro, por meio do engenheiro Egberto Arruda Penteado, do comércio local e da coordenadora da Comunidade do Jardim Líria, Luci Imaculada Zacarias. A expectativa é que o evento conte com a participação de 60 crianças já inseridas no Projeto Minha Comunidade Limpa.

O Jardim Líria abriga cerca de 320 famílias e localiza-se no entorno do Córrego Anhumas. Na comunidade ocorre acúmulo desordenado de resíduos, principalmente nas encostas do córrego ou na própria água, situação que favorece a proliferação de vetores transmissores de doenças, entre os quais o mosquito da dengue.

Além da ação no Líria, durante a semana, em todas as regiões o município serão intensificadas as ações de busca e eliminação de focos do mosquito casa a casa, orientação para a população, arrastões, nebulização entre outras ações. Também serão distribuídos folhetos educativos.

No acumulado do ano, Campinas confirmou 481 casos de dengue, entre os quais quatro de dengue com complicação e três da forma hemorrágica. Não houve óbitos.

Volta ao índice de notícias