Campanha de Vacinação contra a gripe começa neste dia 25 e inclui gestantes e crianças entre seis meses e dois anos

26/04/2011

Autor: Denize Assis

Campanha vai até 13 de maio. Além das pessoas com mais de 60 anos e trabalhadores de serviços de saúde, imunização inclui gestantes e crianças de 6 meses a menores de 2 anos. Junto acontece a 10ª Campanha contra o câncer de boca, voltada para idosos

O diretor municipal de Saúde de Campinas, Adilson Rocha Campos, a coordenadora da Vigilância Epidemiológica municipal, Brigina Kemp, e o coordenador municipal de Saúde Bucal, Isamu Murakami abriram nesta segunda-feira, dia 25 de abril, às 9h, no Centro de Saúde Taquaral, na região leste da cidade, a Campanha Nacional de Vacinação contra a Gripe e a Campanha de Prevenção e Detecção Precoce de Câncer de Boca.

Também participaram do evento a coordenadora municipal da Saúde do Idoso, Jane Emídio Dias; o coordenador municipal da Saúde da Mulher, Fernando Brandão; e o coordenador municipal da Saúde da Criança, Rober Tuffi Heten, além da coordenadora da Vigilância em Saúde Leste, Eliana de Fátima Paranhos Fernandes, e a coordenadora do CS Taquaral, Márcia Tucunduva.

Em 2011, a grande novidade é a inclusão das crianças de seis meses a menores de dois anos e gestantes entre os segmentos a serem vacinados. Realizada desde 1998 em Campinas e desde 1999 no Brasil, a campanha, até 2010, era direcionada aos idosos e aos profissionais dos serviços de saúde.

“A inclusão destes dois grupos é um grande avanço do Programa Nacional de Imunização (PNI). Nos últimos anos e, principalmente, em 2010 na pandemia da gripe A pudemos observar o quanto as gestantes e as crianças são vulneráveis às complicações causadas pelos vírus da gripe”, afirmou Brigina Kemp.

O diretor de Saúde, Adílson Rocha Campos, reforçou durante a abertura que a Campanha contra a Gripe é extremamente importante: “Trata-se de uma grande ação de saúde pública no sentido de prevenir as infecções pela gripe, principalmente as pneumonias”.

Segundo a médica geriatra Jane Emídio Dias, a campanha tem mostrado um grande impacto na redução de casos graves, internações e óbitos pela gripe. “A vacina contra a gripe se tornou um importante instrumento de prevenção. Desde que as campanhas foram iniciadas, houve uma redução de 45% nas internações por complicações da gripe, como pneumonias”, disse Jane.

Segundo o pediatra Rober Tuffi, a vacina contra gripe é totalmente segura. Ela é fabricada com os vírus inativos dos tipos mais comuns de gripe. “Para os idosos a dose é única. Para as crianças o esquema completo inclui duas doses, a segunda 30 dias após a primeira”, informou Rober.

A vacina protege contra os três principais vírus que estão em circulação no hemisfério Sul, entre eles o da influenza A (H1N1). A campanha vai até 13 de maio. Até lá, o Ministério da Saúde vai distribuir 32,7 milhões de doses, para todos os estados e municípios brasileiros. Para Campinas, serão enviadas doses para cerca de 200 mil pessoas, público constituído pelos grupos prioritários da campanha.

As doses estão disponíveis em todos os 63 Centros de Saúde (CSs), no horário de funcionamento de cada unidade. No dia 30 de março, Dia de Mobilização Nacional contra a Gripe, em Campinas serão mobilizados mais de 1,1 mil servidores em 230 postos de vacinação, fixos e volantes, incluindo os CSs que estarão abertos das 8h às 17h.

Dona Helena Pupo Nogueira não perdeu tempo e levou logo cedo o neto Gabriel Aiello Pupo Nogueira, de 6 meses, para tomar a dose no Centro de Saúde Taquaral. “Eu cuido da parte da vacina do meu neto e não deixo atrasar um dia”, disse.

A aposentada Moema Ubirajara, de 68 anos, também aproveitou o primeiro dia da campanha e foi logo cedo com a amiga Ivone Prunes ao CS Taquaral. “Moro aqui perto e quero tomar logo no primeiro dia porque vou viajar. A vacina é ótima. Desde que tomei a primeira dose tive uma melhora considerável nos quadros de gripe”, disse.

A amiga Ivone Prunes também aprova: “Tomo todo ano. É muito boa. Antes tinha gripe com frequência. Hoje, não tenho mais”.

Vacinação em domicílio

A Secretaria de Saúde informa que as pessoas acamadas incluídas nos grupos contemplados na campanha serão vacinadas no próprio domicílio. As famílias devem procurar o Centro de Saúde mais próximo da residência do doente para informar sobre pessoas ainda não cadastradas. Também serão contemplados nesta estratégia de vacinação em domicílio, os idosos que vivem em Instituições de Longa Permanência.

Mais sobre a gripe

A gripe, ou influenza, é uma infecção causada por vírus que afeta o sistema respiratório, mais precisamente o nariz, garganta e brônquios. O contágio ocorre de forma direta através das secreções das vias respiratórias da pessoa contaminada ao falar, tossir ou espirrar ou de forma indireta, por meio das mãos que, após contato com superfícies recém-contaminadas por secreções respiratórias pode levar o agente infeccioso direto a boca, olhos e nariz.

A doença pode se apresentar desde uma forma leve e de curta duração, até formas clinicamente graves e complicadas. A gripe é responsável por elevada taxa de adoecimento e morte em grupos de maior vulnerabilidade.

Câncer de Boca

Junto com a Campanha contra a Gripe, Campinas realiza a Campanha de Prevenção do Câncer de Boca. O objetivo é atingir pelo menos 25 mil idosos durante a estratégia, segundo informou o cirurgião dentista Isamu Murakami.

Isamu explicou que os idosos constituem o segmento mais vulnerável ao câncer de boca, que tem mais chance de cura quanto mais precocemente for diagnosticado. Os exames são realizados nos centros de saúde e são gratuitos. Se houver necessidade, o tratamento também é realizado gratuitamente.