Conselho vota relatório da municipalização do Ouro Verde na próxima quarta no Salão Vermelho

23/04/2012

Autor: Marco Aurélio Capitão

Após sete debates que envolveram todos os distritos de saúde, usuários, trabalhadores, sindicalistas e funcionários do Complexo Hospitalar Ouro Verde (CHOV), o Conselho Municipal de Saúde de Campinas (CMS) coloca em votação na sessão ordinária desta quarta-feira, 25 de abril, o relatório preliminar preparado pela Comissão de Municipalização do CHOV, que será encaminhado ao Ministério Público Federal.

O CHOV, inaugurado em junho de 2008, é administrado hoje por um sistema de cogestão entre a Prefeitura de Campinas e a Associação Paulista para o Desenvolvimento da Medicina (SPDM). O objetivo do Conselho Municipal de Saúde é devolver essa instituição de saúde ao SUS, uma vez que foi construída integralmente com recursos públicos.

Ao final deste ciclo de debates foram descartadas para o Ouro Verde as formas de gestão que têm como modelos jurídicos as Organizações Sociais (OSs), que trabalham na lógica do mercado, e as Empresas Estatais, que admitem a participação minoritária de agentes privados. “Nosso objetivo é estabelecer, com a participação da sociedade, um modelo de gestão cem por cento SUS no Ouro Verde”, frisou José Paulo Porsani, presidente do Conselho Municipal de Saúde de Campinas.

O relatório final elaborado pela Comissão de Municipalização, segundo o presidente do Conselho, propõe um modelo de gestão para o CHOV inspirado na Fundação Pública de Direito Privado, na Administração Direta ou na Autarquia. “Todo esse trabalho, até a municipalização ser finalmente implantada, terá a participação do Executivo, do Legislativo Municipal e do Conselho Municipal de Saúde”, reiterou Porsani.

Membros da Comissão de Municipalização

Adilson Rocha Campos (SMS)
Deise Fregni Hadich (Distrito Sudoeste)
Eloísa Israel de Macedo (CMS)