Prefeito inaugura CS para 8 mil na região do Nova América

26/04/2012

Autor: Maria Finetto

O prefeito Pedro Serafim inaugurou nesta quarta-feira, 25 de abril, o novo Centro de Saúde do Jardim Nova América, na região sul de Campinas. A unidade é referência para cerca de 8 mil pessoas, sendo 80% deles totalmente dependentes do Sistema Único de Saúde (SUS) e foi o primeiro a receber o nome de um morador: Francisco Alves do Santos, que pertencia a uma das primeiras famílias do bairro. A área de abrangência é: Jardim Nova América, Jardim Irmãos Sigrist e Residencial da Paz.

A nova unidade amplia e qualifica o atendimento, além de melhorar as condições de trabalho da equipe. “Essa é uma conquista de todos vocês da região Nova América, compartilhada com funcionários da Secretaria de Saúde, com a família do Francisco, amigos e moradores, que passam a ter hoje uma unidade com instalações físicas apropriadas e com funcionários que atendem com dedicação e carinho a população”, disse o prefeito.

Serafim pontuou que seu governo está tomando decisões e atitudes que levam à população uma qualidade cada vez melhor na área de saúde. O novo CS é um exemplo dos esforços que vem sendo realizados nos últimos meses, com o o objetivo principal de recuperar as unidades de saúde, para ampliar o atendimento ao maior número de pessoas.

“As unidades de saúde já estão sendo melhores preparadas fisicamente e com maior número de profissionais. Elas precisam também estar informatizadas e aparelhadas para um atendimento mais rápido e terem médicos mais motivados”, ratificou o secretário de Saúde, Fernando Brandão.

Equipe

O novo CS efetuará de 250 a 300 atendimentos por dia. Atuarão uma equipe de Saúde da Família Ampliada, composta por um clínico geral, dois pediatras e um ginecologista, três enfermeiras, oito auxiliares de enfermagem, um recepcionista, um administrativo, um dentista, um auxiliar de consultório dentário, quatro agentes de saúde, dois profissionais de limpeza, um da segurança. A coordendadora será a enfermeira Déjnis Cristina Bussolin.

O CS do Jardim Nova América existe desde 2002 no bairro, quando iniciou suas atividades como Módulo de Saúde, que funcionava em uma casa com estrutura menor e era vinculado ao Centro de Saúde São José, o que restringia o atendimento à população. Em novo local, a unidade passa a contar com sete consultórios médicos, um odontológico, salas de vacinas, coleta de exames, inalação, curativos, de enfermagem, de observação/urgência, de procedimentos, de acolhimento, acolhimento das enfermeiras, dos agentes, farmácia, recepção, almoxarifado, coordenação, cozinha, seis banheiros, estacionamento e alarme.

Aprovação

A morada Leni da Silva aprovou as novas instalações e o corpo médico do CS. Há uma semana, Leni realizou uma pequena cirurgia de retirada de algumas pintas do pescoço.

Ela é usuária da unidade desde que ela funcionava em outra rua do bairro, e no endereço antigo não era feito esse procedimento. Mãe de dois filhos, Leni também procura o CS para a vacinação e, quando necessário, inalação e consultas com o pediatra.

“Fiquei muito feliz em ver o CS em um prédio com mais espaço e com médicos dedicados”, disse ela, que foi à inauguração.

Grupos

Serão reforçadas atividades em grupos com gestantes; de tabagismo, ginástica Lian Gong; caminhada; dança com adolescentes; artesanato; pintura em tela e as mais recentes, com hipertensos e diabéticos.

O público que foi à inauguração pode conhecer os trabalhos dos grupos; ouvir apresentação de um coral, assistir um teatro e ainda se divertiram com as atividades recreativas promovidas em parceria com a Elektro, que desenvolve projeto social.

A cerimônia de inauguração contou com a presença do vice-prefeito Francisco Soares de Souza e dos vereadores Petterson Prado (que representou o presidente da Câmara, Thiago Ferrari; Leonice da Paz; Campos Filho, Cidão Santos; Antônio Flores e Professor Alberto; mais a coordenadora do distrito, Valéria Romero; representantes do Conselho Local de Saúde; funcionários e demais parceiros.

Conselho

O CS conta com um Conselho Local de Saúde, que se reúne na unidade todo último sábado do mês, das 9h às 11h.

“Que a população seja beneficiada com esse novo recurso, que o Conselho Local de Saúde buscou melhorar, e dará continuidade em mais projetos para a nossa região”, disse o presidente do Conselho Local de Saúde, Filipe Batista Marchesi.

A unidade funciona das 7h às 17h, de segunda-feira a sexta-feira. Os telefones são (19) 3265.2001 e 3265.0805 e o endereço é Rua Benedicto Aparecido Becker de Rosa, 94.

Biografia de Francisco Alves dos Santos

A sugestão do nome de Francisco Alves dos Santos foi do Conselho Local de Saúde que enviou projeto para a Câmara de Vereadores pedindo a denominação.

“O nome é para homenagear toda a família do Francisco e todos os amigos e moradores. E esperamos que esse projeto seja modelo para outros Centros de Saúde de Campinas”, explicou o presidente do Conselho Local de Saúde, Filipe Batista Marchesi.

Maria Saraiva de Souza, mãe de Francisco, foi homenageada durante a inauguração do CS. Ela estava acompanhada de uma das filhas de Francisco, Sanara. “Quero dizer à senhora, Dona Maria, e à sua neta, que, passados 11 anos, a região do Nova América não esqueceu do Francisco. O nome do seu filho está imortalizado nessa unidade de saúde”, afirmou o prefeito à família, presente na inauguração.

Francisco foi assassinado em 24 de fevereiro de 2001, na véspera de completar 41 anos. Ele nasceu em 25 de fevereiro de 1960, em Guaraciaba do Norte (CE), filho de Brizamar Alves de Souza e de Maria Saraiva de Souza.

Com quatro anos, veio para o estado de São Paulo, fincando raízes em Campinas, no Jardim Nova América.

Mais velho de sete irmãos, cresceu conhecendo as dificuldades da vida, fato que colaborou para o desenvolvimento de um aguçado senso de criatividade. Francisco criava seus próprios brinquedos e, posteriormente, as roupas, com ajuda da mãe na hora da confecção.

Sua infância foi difícil. De quatro a 12 anos, buscou o sustento no "Lixão da Singer", onde retirava ferros e vendia para ajudar nas despesas da casa e nos sonhos juvenis (sua primeira bicicleta, verde, foi conseguida através desse trabalho árduo).

Entrou na Guardinha (Associação de Educação do Homem de Amanhã), onde permaneceu até completar 18 anos.

Aos 22, casou-se com Aparecida e dessa união teve quatro filhos.

Serralheiro profissional, Francisco era muito conhecido no bairro, pelo seu trabalho com jovens, por meio do Projeto Esperança, vinculado ao Colégio Batista de Campinas.

Frequentava a Igreja Batista e participava dos trabalhos braçais, como tesoureiro, nas atividades de sociabilidade, criando cenários para peças teatrais e participava ativamente de reuniões e assembleias.

Volta ao índice de notícias