Torre do Castelo fica azul para marcar Dia do Autismo

01/04/2013

Autor: -

Para marcar o Dia Internacional do Autismo, a partir da zero hora deste 2 de abril, terça-feira, a Prefeitura de Campinas vai iluminar de azul a Torre do Castelo, um dos pontos simbólicos cidade. A cor representa o céu que une todas as nações e também é uma alusão à predominância do transtorno no sexo masculino. No Brasil e no mundo vários outros monumentos serão iluminados.

Além da iluminação azul, Campinas preparou uma programação especial para a semana. Também no dia 2, acontece a mesa redonda “Autismo: atualização e desenvolvimento”, às 18h30, no teatro do Sesc. Na mesa estarão os médicos César de Moraes, Francisco Assumpção e Fátima Iara Abad Sanchez. A entrada é franca e as vagas, limitadas.

No dia 6 de abril, sábado, será promovida a palestra “Aprendendo o amor”, no Instituito Ser, às 15h. O palestrante será o médico Carlos Brandão. A entrada custa R$ 40 e vale uma camiseta comemorativa do Dia do Autismo. Inscrições podem ser feitas pelo endereço comunicacao@institutoser.com.br.

No domingo, 7 de abril, na Lagoa do Taquaral, acontece a 2ª Caminhada de Conscientização do Autismo. A concentração será as 9h, no portão 1 da entrada para a Lagoa e a caminhada será de 1 quilômetro, até a Concha Acústica. Depois, até as 12h, familiares e amigos dos autistas estarão no local em sinal de apoio à causa. Na oportunidade vão estar sendo vendidas camisetas comemorativas por R$ 20,00.

A caminhada conta com o apoio do Instituto Ser, ADACAMP, Tiquira, Espaço Criativo e Cevi. Os participantes que puderem devem vestir camiseta azul e estar munidos de adereços, faixas e cartazes alusivos à data. Este ano, as ações vão focar o tema “O Brasil precisa conhecer o Autismo”.

O Dia Mundial do Autismo foi instituído pela Organização das Nações Unidas (ONU), em 2007. O objetivo da mobilização é divulgar o autismo, transtorno que acomete 1% da população do Brasil, e estimular políticas públicas que favoreçam e possibilitem que os portadores do transtorno vivam mais e melhor. Outra finalidade da data é promover o diagnóstico precoce e orientar sobre formas de tratamento adequado.

Volta ao índice de notícias