Prefeitura de Campinas lança Programa Remédio em Casa

08/04/2013

Autor: -

A Prefeitura de Campinas lançou nesta quinta-feira, 4 de abril, o programa Remédio em Casa. O programa faz parte do Plano de 100 Dias do governo Jonas Donizette e tem o objetivo de melhorar o acesso à assistência farmacêutica das pessoas que têm mobilidade nula ou reduzida, como acamados, idosos, cadeirantes, entre outros. Muitas dessas pessoas têm problemas na adesão e na continuidade do tratamento.

O Remédio em Casa vai entregar em domicílio os medicamentos da cesta do SUS, disponíveis nas farmácias dos centros de saúde de Campinas.

Nesta primeira etapa estão sendo selecionados pacientes de cinco centros de saúde da cidade para participar do projeto-piloto: DIC 1 (região sudoeste); Joaquim Egídio (leste); Parque Valença (noroeste); São José (sul) e Jardim Aurélia (norte).

A seleção dos pacientes está sendo feita pelas equipes de saúde da família dos centros de saúde envolvidos. Durante esta etapa, que tem duração de 60 dias, cada unidade terá capacidade para atender até 50 pessoas.

Depois de avaliados os resultados, o programa será ampliado gradativamente para os 63 centros de saúde do município. O objetivo é atender 6 mil pessoas em dois anos.

“Não é simplesmente um acompanhamento, é um auxílio-saúde”, afirmou o prefeito Jonas Donizette.

Os medicamentos serão entregues na casa dos pacientes pelas equipes de saúde da família das respectivas unidades de saúde. A dispensação será feita em conjunto com as farmácias de cada unidade. Os farmacêuticos também terão a função de orientar os pacientes quanto ao uso adequado dos medicamentos.

“Muitas vezes os remédios têm interações e não podem ser ingeridos no mesmo horário. Por isso, o paciente precisa da orientação de um profissional para fazer o tratamento corretamente”, diz o secretário de Saúde Carmino Antonio de Souza.

Os medicamentos serão entregues em uma embalagem específica do programa.

Primeira contemplada

A dona de casa Yolanda Chionha Covisi, de 76 anos, moradora do DIC 1, foi a primeira paciente a ser contemplada pelo programa. Aos 3 anos ela teve paralisia infantil e, como sequelas, tem problemas na mão e na perna direitas. Em dezembro de 2011, Yolanda caiu e fraturou a perna que tinha problemas.

Atualmente, caminha, com dificuldade, apenas dentro de casa e não consegue descer e subir escadas.

A dona de casa recebeu das mãos do prefeito medicamentos para controle de hipertensão e diabetes - Hidroclorotiazida (controle de hipertensão), Captopril (controle de hipertensão), Propanolol (controle de hipertensão), ASS e Metformina (controle de diabetes). “Estou muito feliz. Isso vai facilitar muito a minha vida, pois minha medicação é contínua”, comemorou.

A filha de Yolanda, Daisy Maria Covisi Pereira, também comemorou o recebimento dos medicamentos. “Muitas vezes o remédio estava acabando e eu não conseguia buscar. Isso causava um intervalo no tratamento. Minha mãe não fica sozinha e meu irmão trabalha. Parei de trabalhar para cuidar dela”, contou.


Foto: Prefeito confere pacote destinado a Yolanda...
Crédito: Luiz Granzotto

Foto: ...e faz a primeira entrega do sistema...
Crédito: Luiz Granzotto

Foto: ...recebendo um gesto de agradecimento da paciente
Crédito: Luiz Granzotto

Volta ao índice de notícias