Hipertensão é tema do Dia Mundial da Saúde

05/04/2013

Autor: -

A Secretaria Municipal de Saúde aproveitará o Dia Mundial da Saúde, celebrado por mais 180 países no próximo domingo, 7 de abril, para alertar a população sobre o controle da pressão arterial. Só em Campinas estima-se que aproximadamente 200 mil pessoas sejam hipertensas.

A hipertensão é uma doença silenciosa. Em alguns casos, o hipertenso não apresenta sintomas visíveis. Com medidas acima de 140 por 90mmHg, o paciente já pode ter os indícios de que sua pressão está em descontrole e apresentar dores de cabeça, dores na nuca, tontura e passar a enxergar "pontinhos e estrelinhas" na visão.

Quanto mais rápido o diagnostico e tratamento, menos complicações o paciente terá. “É imprescindível o acompanhamento médico regular desses pacientes e a utilização correta das medicações, nas doses certas, para evitar complicações como acidente vascular cerebral, doenças vasculares periféricas arteriais, insuficiências cardíaca e renal”, alerta a médica do apoio técnico da área da saúde do adulto da Secretaria de Saúde de Campinas, Rosemary de Castro Barreto.

A porta de entrada para o acolhimento do hipertenso é uma avaliação médica através dos atendimentos realizados em todas as 63 unidades básicas de saúde. Campinas oferece nos Centros de Saúde, por meio do SUS, grupos de apoio a essas pessoas, com atividades como Lian Gung, Tai Chi Chuan, caminhada em grupo, palestras educativas e orientação nutricional.

Volta ao índice de notícias