Secretaria da Saúde capacita dentistas

08/04/2013

Autor: -

A Secretaria Municipal de Saúde realiza nessa terça-feira, dia 9 de abril, uma capacitação direcionada aos dentistas da rede. O evento ocorre no Salão Vermelho da Prefeitura de Campinas, a partir das 8h. O objetivo principal é promover para esses profissionais uma atualização de conceitos em diagnóstico bucal.

A capacitação irá abordar desde conceitos educacionais, prevendo apresentar abordagens educativas para incentivar os idosos a fazerem em casa o autoexame na boca, até, abordar aspectos clínicos das principais lesões.

“Grande parte das lesões bucais são reversivas, como as aftas ou algum ferimento, mas dentro desse grupo de lesões existem as que são cancerígenas. Por isso, é preciso que os idosos façam um autoexame em casa; basta olhar no espelho as cavidades bucais e, ao verem alterações na mucosa, sentirem dor ou sangramento, procurar assistência em uma unidade de saúde”, explica Isamu Murakami, coordenador da área técnica da saúde bucal.

Buscando atingir dentistas, auxiliares e técnicos da área de saúde bucal, a capacitação busca reciclar esses profissionais com o intuito de prepará-los para a campanha de prevenção e detecção de câncer na boca, que ocorre todo ano junto com a campanha de vacinação do idoso, no período de 15 a 16 de abril. O evento é gratuito, aberto para os funcionários de outros municípios e não há necessidade fazer inscrição prévia.

A maioria das lesões bucais, que podem aparecer no lábio, língua, bochechas e gengivas, quando detectadas em sua fase inicial apresentam cerca de 84% chance de cura. Pessoas que apresentam alguma ferida na boca por um período maior que três ou quatro semanas devem procurar um dentista, que fará um diagnóstico e encaminhara o paciente, se necessário, ao serviço médico adequado.

Serviço: Capacitação em diagnóstico bucal

Data: 9 de abril (terça-feira)

Local: Salão Vermelho da Prefeitura (Av. Anchieta, nº 200, térreo)

Gratuito e não é necessário fazer inscrição prévia.