"Mário Gatti" usa tecnologia da neuronavegação em exame cerebral

08/04/2013

Autor: -

Uma equipe do serviço de neurocirurgia do Hospital Municipal Dr. Mario Gatti, de Campinas, realizou com sucesso, nesta segunda-feira dia 8, a primeira biópsia cerebral utilizando tecnologia de neuronavegação, espécie de GPS para guiar o médico até a localização exata do tumor, com menor risco para o paciente.

A tecnologia, de última geração, foi empregada para identificar lesão cerebral em um homem de 34 anos, que apresentava sintomas de tumor intracraniano.

O responsável pelo procedimento, o neurocirurgião Yvens Barbosa Fernandes, considerou que o exame foi perfeito e seguro, graças à tecnologia tridimensional computadorizada, com alta definição da imagem interna do crânio.

“O exame foi excelente, porque foi realizado em tempo real, com garantia milimétrica da localização do alvo, garantindo mais segurança para a equipe e resultado mais preciso” garantiu.

O Mario Gatti já realiza exames de biópsia cerebral com uma tecnologia chamada arco estereotáxico, que utiliza pinos para fixação do crânio. A tecnologia também é considerada moderna, mas segundo Barbosa Fernandes, “a neuronavegação é mais confortável para o paciente e apresenta menos risco de complicações”.

A unidade hospitalar ainda não possui o equipamento para neuronavegação. O procedimento realizado nesta segunda-feira, com o acompanhamento de médicos residentes do serviço de neurocirurgia, ocorreu mediante locação do navegador.

Na rede privada, um exame de biópsia com a utilização da neuronavegação chega a custar R$ 15 mil.


Foto: Equipe do serviço de neurocirurgia | Crédito: Divulgação

Foto: Tecnologia, de última geração, foi empregada para identificar lesão
.
Crédito: Divulgação.

Volta ao índice de notícias