Palestra marca Dia Internacional da Doença de Parkinson

12/04/2013

Autor: -

A Secretária Municipal de Saúde, juntamente com a Associação Campinas Parkinson, realizam nesse sábado, 13 de abril, às 14h30, a palestra “Memória na Doença de Parkinson”. O dia internacional da doença foi em 11 de abril, quinta-feira.

O evento é gratuito e direcionado para portadores da doença, cuidadores e profissionais de saúde. Não é necessário fazer inscrição, apenas comparecer ao local. A palestra será ministrada por uma das fundadoras da ACP, a médica Elizabeth Quagliato, que vai abordar os efeitos do Parkinson na memória.

A Doença de Parkinson é mais comum em pessoas com mais de 60 anos, entretanto pode atingir todas as idades. O portador apresenta tremores, lentidão de movimentos, rigidez muscular, desequilíbrio, além de alterações na fala e na escrita.

A porta de entrada para o tratamento e diagnóstico é uma primeira avaliação médica No SUS, os centros de saúde: o paciente, ao observar algum dos sintomas, pode se dirigir a uma das 63 unidades do município, onde será acolhido e, se necessário, direcionado para assistência especializada.

Parkinson

Descrita pela primeira vez em 1817, pelo médico inglês James Parkinson, a doença é causada pela degeneração das células em uma determinada região do cérebro, chamada substância negra. Essas células produzem uma substância específica, a dopamina, que conduz as correntes nervosas (neurotransmissores) ao corpo. A falta ou diminuição da dopamina afeta os movimentos do paciente, provocando os sintomas. Apesar dos avanços científicos, ela, ainda, continua incurável, sendo progressiva (variável em cada paciente) e a sua causa ainda continua desconhecida.

Serviço

Palestra “Memória na Doença de Parkinson”

Data: 13 de abril, Sábado

Horário: 14h30

Local: Paróquia Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, Rua Maestro Jaime Lopes Diniz, 235, Jardim Nova Europa (salão de festas)

Volta ao índice de notícias