Campanha de prevenção ao Câncer Bucal começa hoje

15/04/2013

Autor: -

A Secretaria de Saúde de Campinas iniciou hoje, segunda-feira, a 12ª Campanha de Prevenção e Detecção Precoce de Câncer Bucal. A ação, que é direcionada à população com idade superior aos 60 anos, ocorre juntamente com a Campanha de Vacinação contra a Gripe, que termina em 26 de abril.

As pessoas dentro dessa faixa etária que se encaminharem a um dos 63 centros de saúde para tomar a vacina de gripe, serão convidadas a fazer uma avaliação clínica com o dentista da unidade. A partir de um exame clínico rápido e indolor, o profissional irá examinar a cavidade bucal incluindo língua, bochecha, gengiva, assoalho da língua, palato do paciente e verificar se apresenta algum tipo de lesão ou ferida.

Também serão feitas orientações sobre os cuidados que devem ser tomados para evitar o aparecimento de algum tipo de alteração na mucosa bucal. “A Campanha tem duas vertentes, a primeira foca a importância do diagnóstico precoce de lesões bucais, que em alguns casos pode se transformar em câncer bucal. Já a segunda vertente tem o aspecto educativo e visa orientar a população para os cuidados que devem ser tomados para se evitar o aparecimento das lesões bucais, incentivando a realização do auto exame, evitar o consumo do álcool, tabaco e exposição ao sol e também a remoção de todos traumas existentes na boca como próteses mal adaptadas e dentes fraturados, a correta higienização dos dentes e gengiva também serão abordado”, explica Isamu Murakami, coordenador da área técnica da saúde bucal.

Estudos comprovam que a detecção precoce e seu tratamento nas fases iniciais apresentam a possibilidade de cura em torno de 84%. A partir da avaliação inicial, os pacientes que apresentarem ferimentos ou lesões bucais no lábio, língua, bochechas e assoalho da língua serão retriados para uma consulta mais detalhada na própria unidade. A partir de então é realizado o tratamento específico, que pode ser medicamentoso ou a remoção do trauma instalado responsável pela lesão.

Pessoas que apresentam alguma ferida na boca por um período maior que três semanas devem sempre procurar um dentista nas unidades básicas de saúde, que fará um exame clínico detalhado. A parcela da população que consome bebida alcoólica e fuma concomitantemente tem o risco de desenvolver a doença 25 vezes mais que os não fumantes e não etilistas.

Em 2012, durante a campanha, foram realizados um total de 21.074 exames. Dentro desse número, 919 apresentaram alguma alteração na mucosa, foram retriados e tiveram um retorno marcado nos Centros de Saúde. Com o acompanhamento, 39% dos casos foram resolvidos dentro das unidades básicas e 20% encaminhados a um serviço de referência para o tratamento do câncer, um total de 181 pessoas.

Porém 41% dos pacientes (377 idosos) solicitados a retornar para um acompanhamento não compareceram às consultas. “Muitas pessoas pensam que o ferimento ou a lesão da mucosa bucal é temporário e, que em pouco tempo, ela desaparecerá. Mas muitas vezes esse tempo perdido é fundamental para o diagnóstico precoce do câncer, o que aumenta a chance de cura da doença, por isso é muito importante a realização do exame no período da campanha”, afirma o coordenador Murakami.

Volta ao índice de notícias