Prefeito e secretário visitam centros de saúde da região sul de Campinas

16/04/2013

Autor: -

O prefeito Jonas Donizette e o secretário municipal de Saúde, Carmino Antonio Souza, estiveram, na manhã desta terça-feira, 16 de abril, em dois centros de saúde da região Sul de Campinas, como parte do programa “Prefeito no Posto”. O primeiro foi o CS “Ernesto Sierra Hunovitch”, na Vila Orosimbo Maia.

Prefeito e secretário ouviram as demandas da população e dos profissionais de saúde do centro e aproveitaram a visita para saber como está a vacinação contra gripe, iniciada em todo o Brasil nesta segunda-feira, e como estão os casos de dengue em cada região.

Além disso, o prefeito conversou com a população que estava no local e quis saber de cada médico, dentista e agente de saúde como estão sendo os atendimentos.

A médica da família Cynthia da Silva Pinto relatou experiências de quando trabalhava em São Paulo e agradeceu ao prefeito quando soube que há previsão para aumentar as equipes de médicos da família. “A gente faz de tudo para atender bem”, disse Cynthia.

A ginecologista Michelle Scabello deu um panorama do atendimento e dos usuários que buscam o acompanhamento no CS. “Há muitas adolescentes, de 13, 14 anos, que engravidam, mesmo com toda a orientação para prevenir e utilizar os métodos de contracepção. O lado positivo é que fazemos o atendimento do pré-natal”, afirmou Michelle.

A coordenadora do CS Orosimbo Maia, Erika Cristina Jacob Guimarães disse que a equipe é muito competente e se esforça para atender bem à população, que chega a mais de 400 pessoas por dia em consultas e exames e mais de 250 que retiram medicamentos na farmácia.

O secretário explicou que as novas contratações de profissionais da saúde estão em andamento. “É muito importante conhecer de perto a situação dos centros de saúde; é diferente ir até o local e ver”, disse Carmino.

Paranapanema

No CS Paranapanema, a coordenadora Márcia Helena Amaral explicou ao prefeito e ao secretário a necessidade de reforma da unidade e da vinda de um médico psiquiatra para compor a equipe de saúde mental. O CS atende cerca de 200 pessoas por dia.

O secretário Carmino Souza afirmou que os novos médicos já estão sendo chamados e se comprometeu a colocar a unidade no cronograma de reformas.


Contato começou nos balcões de atendimento...
Crédito: Fernanda Sunega

...passou pelas salas de espera...
Crédito: Fernanda Sunega

...e envolveu até o momento das consultas.
Crédito: Fernanda Sunega

Volta ao índice de notícias