Ministro da Saúde confirma que Campinas terá UPA 24h Leste

18/04/2013

Autor: -

O prefeito de Campinas, Jonas Donizette, e o secretário municipal de Saúde, Carmino Antonio de Souza, participaram nesta quinta-feira, 18 de abril, da Audiência de Saúde com o ministro da Saúde, Alexandre Padilha, na Assembleia Legislativa de São Paulo, na qual ele anunciou que Campinas foi selecionada para receber uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA 24h), no âmbito do Programa de Aceleração do Crescimento. Também foi anunciada a homologação da adesão do município ao segundo ciclo do Programa Nacional de Melhoria do Acesso e da Qualidade de Atenção Básica.

O prefeito considerou os anúncios uma mostra não só de boa vontade do governo federal para com Campinas, como também como a capacitação do Poder Público municipal para contemplar as expectativas do governo federal.

Até o próximo dia 8 de maio a Prefeitura deverá se cadastrar e finalizar a proposta relativa à construção da UPA Leste. A Unidade é um serviço de urgência e emergência que funcionará 24 horas por dia.

Já o PMAQ-AB é um programa que tem como principal objetivo induzir a ampliação do acesso e a melhoria da qualidade da atenção básica, com garantia de um padrão de qualidade comparável nacional, regional e localmente de maneira a permitir maior transparência e efetividade das ações governamentais direcionadas à atenção básica em saúde.

A segunda fase do programa diz respeito ao desenvolvimento do conjunto de ações que serão empreendidas pelas equipes de atenção básica, pelas gestões municipais e estaduais e pelo Ministério da Saúde, com o intuito de promover os movimentos de mudança da gestão, do cuidado e da gestão do cuidado que produzirão a melhoria do acesso e da qualidade da atenção básica. Essa fase está organizada em quatro dimensões (autoavaliação; monitoramento; educação permanente e apoio institucional).

De acordo com o secretário de Saúde, “em relação ao PMAQ, o acompanhamento externo irá aprimorar do ponto de vista estrutural e funcional, bem como captar a partir do usuário, quais são os problemas e ações corretivas a serem implementadas”, afirmou.

Sobre a UPA 24h, Carmino salientou que a unidade irá complementar o sistema de pronto atendimento na cidade.

Crédito da Foto: Antonio Oliveira
Prefeito Jonas na abertura do evento

Ministro Padilha anuncia medidas

Audiência foi na Assembleia Legislativa