Primeira semana de campanha vacina 59 mil contra gripe em Campinas

22/04/2013

Autor: -

A primeira semana da Campanha de Vacinação contra a Gripe em Campinas teve adesão de 30,6% do público-alvo e superou em 7% o total de vacinados no mesmo período de 2012, que foi de 23%. Desde o dia 15 de abril, 59.799 pessoas já tomaram a dose contra a influenza.

Os números, fornecidos pelos centros de Saúde e vigilâncias em saúde, foram apurados até as 17h de sábado, 20 de abril, o “Dia D de Mobilização”. A meta da Secretaria Municipal de Saúde é vacinar pelo menos 80% do público-alvo, de 195 mil campineiros.

Para quem não conseguiu se vacinar, a campanha segue até a próxima sexta-feira, dia 26, em todos os centros de saúde.

Devem ser vacinadas as pessoas com mais de 60 anos, crianças maiores de seis meses e menores de dois anos, gestantes, mulheres em puerpério (período de até 45 dias após o parto), trabalhadores da saúde, índios, população carcerária e portadores de doenças crônicas. Os últimos devem apresentar atestado médico ou receita de remédio com data de até seis meses atrás. Os demais devem levar um documento de identidade ou a carteira de vacinação.

As pessoas acamadas incluídas nos grupos contemplados na campanha serão vacinadas em casa. As famílias devem procurar o centro de saúde mais próximo da residência para informar sobre doentes ainda não cadastrados.

Todos os grupos incluídos devem ser vacinados, mesmo quem já recebeu várias doses de campanhas anteriores porque a composição da vacina muda a cada ano, de acordo com os vírus que estão em circulação.

A vacina é segura e consiste na principal estratégia para reduzir as complicações, casos graves e óbitos da gripe.

No último sábado, o prefeito de Campinas Jonas Donizette e o secretário municipal de Saúde, Carmino de Souza, tomaram a vacina durante a abertura das atividades do “Dia D”, para dar o exemplo e incentivar as pessoas do público-alvo a aderir à campanha. Carmino, inclusive levou a neta, menor de dois anos, para ser vacinada.

Junto com a campanha contra a gripe, em todas as unidades de saúde, também acontece a Campanha de Prevenção do Câncer de Boca, voltada, principalmente, para o público com mais de 60 anos.

Prefeito sendo vacinado durante Campanha da Vacinação
Crédito da Foto: Antonio Oliveira

Secretário de Saúde leva a neta para ser vacinada

Secretário de Saúde sendo vacinado