Mais de 107 mil campineiros já tomaram a dose da vacina contra a gripe

30/04/2013

Autor: -

Balanço da Secretaria de Saúde de Campinas, até esta segunda-feira, dia 29 de abril, mostra que 107.087 campineiros, o que equivalente a 55,5% do público-alvo (195 mil), já foram vacinados contra a gripe desde o dia 15 de abril, quando teve início a Campanha Nacional de Vacinação. A meta é vacinar 80% dos grupos prioritários. A campanha vai até dia 10 de maio, em todos os Centros de Saúde.

Devem ser vacinadas as pessoas com mais de 60 anos, crianças maiores de seis meses e menores de dois anos, gestantes, mulheres em puerpério (período de até 45 dias após o parto), trabalhadores da saúde, índios, população carcerária e portadores de doenças crônicas. Os últimos devem apresentar atestado médico ou receita de remédio com data de até seis meses atrás. Os demais devem levar um documento de identidade ou a carteira de vacinação.

As pessoas acamadas incluídas nos grupos contemplados na campanha estão sendo vacinadas em casa. As famílias devem procurar o centro de saúde mais próximo da residência do doente para informar sobre doentes ainda não cadastrados.

Todos os grupos incluídos devem ser vacinados, mesmo quem já recebeu várias doses de campanhas anteriores porque a composição da vacina muda a cada ano, de acordo com os vírus que estão em circulação.
A vacina é segura e consiste na principal estratégia para reduzir as complicações, casos graves e óbitos da gripe.

A coordenadora do programa de imunização da Vigilância em Saúde, Maria Alice Satto, alerta que a cobertura vacinal das gestantes continua sendo a menor alcançada até o momento, com 46,5%. “Reforçamos que a vacina é segura e, por ter em sua composição vírus inativados, não causa problemas ao feto. Ela pode ser aplicada em qualquer fase da gestação”, explica Maria Alice.

Junto com a Campanha contra a Gripe, em todas as unidades de saúde, também acontece a Campanha de Prevenção do Câncer de Boca, voltada, principalmente, para o público com mais de 60 anos.

A Secretaria Municipal de Saúde vacinou 107.087 pessoas do grupo prioritário nesta 15º Campanha de Vacinação Nacional Contra a Gripe, número que corresponde a 55,5% da população de 195 mil que a cidade pretende imunizar, segundo balanço registrado na manhã desta terça-feira, 30 de abril.

Desde a última atualização de dados, publicada em 25 de abril, quando o Ministério da Saúde prorrogou a campanha, os centros de saúde vacinaram mais 22.382 pessoas no período de cinco dias.

A coordenadora do programa de imunização da Vigilância em Saúde, Maria Alice Satto, alerta que Campinas ainda, não atingiu a sua meta de cobertura vacinal, que é imunizar 80% da população com 60 anos ou mais, crianças de seis meses a menores de dois anos, gestantes, mulheres em puerpério (período de até 45 dias após o parto) e trabalhadores da saúde.

“A cobertura vacinal das gestantes continua sendo a menor alcançada até o momento, com 46,5%. Reforçamos que se trata de uma vacina segura e por ter em sua composição vírus inativados, não causa problemas ao feto. Ela pode ser aplicada em qualquer fase da gestação”, explica a coordenadora Maria Alice.

Doentes crônicos, que tenham complicações renais ou respiratórias, diabéticos e hipertensos, também devem se dirigir a uma das 63 unidades básicas de saúde para tomar a vacina até o dia 10 de maio, data de encerramento da campanha. No caso dessas pessoas é preciso levar, além da carteira de vacinação, um atestado médico. Dentro desse grupo a Secretaria já imunizou 22.965 pessoas.

Entre a população com mais de 60 anos, até o momento, a cobertura foi de 57%, vacinando 77.699 pessoas. Fora essa faixa etária, 13.005 crianças, 5.455 gestantes e 9.734 trabalhadores da saúde estão protegidos contra o vírus da gripe.

A 15º Campanha de Vacinação Nacional Contra a Gripe teve início no dia 10 de abril.

Volta ao índice de notícias