Temporal deixa prejuízo para a saúde

 

O temporal que atingiu a região de Campinas na última sexta-feira deixou alguns prejuízos para a Secretaria Municipal de Saúde. Os centros de saúde das regiões Norte e Leste da cidade foram os mais prejudicados. Na região Leste, as unidades da Vila Costa e Silva e de Joaquim Egídio foram parcialmente destelhados. Na Norte, além de várias unidades destelhadas, o Pronto Atendimento da Vila Padre Anchieta ficou sem energia elétrica das 17h às 21h. A unidade funciona 24h. Vários pacientes tiveram que ser transferidos. O Centro de Controle de Zoonoses, também da região Norte, ficou parcialmente destelhado.

O almoxarifado, onde estão estocados medicamentos, ficou 2h30 sem energia. A maior parte das doses de vacina contra a gripe, que devem ser mantidas refrigeradas, foi inutilizada. A Secretaria está tentando obter mais doses com a Secretaria de Estado da Saúde, já que a Campanha de Vacinação do Idoso foi prorrogada até a próxima sexta-feira (11 de maio). Além disso, a Secretaria também perdeu muitas doses de insulina – o suficiente para abastecer a rede por um mês. O medicamento é utilizado no tratamento de diabetes.

Nesta segunda-feira (7 de maio), todas as unidades de saúde estão funcionando normalmente. Porém, se houver mais chuva, o atendimento poderá ficar comprometido porque as unidades que foram destelhadas ainda estão sendo reparadas.

Volta ao índice de notícias