Secretaria promove capacitação em investigação de doenças transmitidas por alimentos

 

 

A CoViSA (Coordenadoria de Vigilância e Saúde Ambiental), órgão da Secretaria da Saúde de Campinas, está promovendo, de hoje (8 de maio) a sexta-feira (11), um curso de capacitação em investigação de doenças transmitidas por alimentos. O evento está ocorrendo na Cati, das 8h às 12h.

A doença de origem alimentar é causada pela ingestão de um alimento contaminado por um agente infeccioso específico – bactéria, vírus, parasita ou fungos - ou pela toxina por ele produzida.

O objetivo é capacitar profissionais das vigilâncias em saúde do município para identificar a ocorrência de casos isolados e surtos de doenças transmitidas por alimentos. Além disso, o evento pretende capacitar os profissionais para que façam o diagnóstico dos agente causador da doença, com o objetivo principal de intervir na cadeia de transmissão.

Além disso, a Secretaria da Saúde pretende, com o curso, organizar um fluxo de informações para que possa identificar as ocorrências de doenças causadas por alimentos no município, avaliar sua dimensão, promovendo a divulgação para os serviços de saúde e para a população.

Considera-se como surto de doença de origem alimentar a ocorrência de dois ou mais casos associados a um único alimento. A exceção é o botulismo, onde um só caso é considerado como surto.

De acordo com pesquisa do laboratório de Campinas do Instituto Adolfo Lutz, entre março de 99 e março de 2001, foram confirmados 84 surtos de doenças transmitidas por alimentos na região de Campinas. Nas ocorrências, foram identificados 92 alimentos contaminados. Na maioria dos casos – 29 -, o agente causador da doença foi a Salmonella enteritidis – bactéria que, na maioria das vezes, é contraída a partir do consumo de ovos ou de produtos à base de ovos.

Em segundo lugar, constam as doenças ocasionadas por alimentos contaminados por Staphylococcus aureus e depois as causadas por contaminação de Bacillus cereus. Segundo a pesquisa, pelo menos uma pessoa morreu em conseqüência dos surtos registrados na região. As ocorrências ainda ocasionaram centenas de internações e tratamentos, além de gastos com medicamentos. 

Volta ao índice de notícias