Campinas vacina mais que outras cidades do Estado

 

 

A população de Campinas com 60 anos ou mais terá até o próximo dia 18 de maio para se proteger contra a gripe e atualizar a carteira de vacinação, de graça. Seguindo orientação da Secretaria de Estado da Saúde, a Campanha de Vacinação do Idoso foi prorrogada por mais uma semana. Portanto, os cidadãos incluídos nesta faixa etária devem procurar os centros de saúde até sexta-feira da semana que vem.

A Secretaria da Saúde de Campinas atingiu, apenas nas duas primeiras semanas de vacinação, 54,5% dos cidadãos campineiros com 60 anos ou mais. Isto significa que 45.477 pessoas já foram imunizadas. O índice é o maior entre as cidades da região, além de ser um dos maiores do Estado. A meta da Campanha é vacinar pelo menos 70% dos 83.420 cidadãos nesta faixa etária.

Nas regiões Sul e Sudoeste da cidade, a cobertura foi de 62,8% e 61,1%, respectivamente. Na Noroeste, 59,5% já foram imunizados e, nas regiões Norte e Leste, a vacinação já atingiu 53,5% da população alvo.

Quando se leva em conta a população com 65 anos ou mais, o índice já foi alcançado nas regiões Sul – 71,6% - e Noroeste – 70,4%. Nas áreas Norte e Sudoeste, para os cidadãos com 65 anos ou mais, a cobertura vacinal foi de 68,9% e 68%, respectivamente.

A vacina contra a gripe evita complicações como a pneumonia e a bronquite. Desde que o imunizante foi introduzido em Campinas, em 1998, os serviços de saúde já constataram uma redução significativa tanto nas internações como no número de óbitos decorrentes de quadros mais graves ocasionadas pela gripe.

A vacina está contra-indicada apenas para pessoas que apresentaram reação anafilática em doses anteriores. Mesmo quem já foi imunizado no ano passado deve repetir a dose. Aqueles que estiverem com febre alta ou que estiverem sendo submetidos a tratamentos com remédios à base de corticóides em doses elevadas ou por um período longo devem adiar a vacinação.

 

Volta ao índice de notícias